CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudantes da saúde aproveitam cursos gratuitos de férias

Acadêmicos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Nutrição se inscreveram em três oficinas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gustavo Justino Estudantes da saúde aproveitam cursos gratuitos de férias
Olhares atentos dos alunos que trocaram as férias pelo conhecimento
Foto: Gustavo Justino Estudantes da saúde aproveitam cursos gratuitos de férias
Residentes apresentaram técnicas teóricas e práticas dos cuidados aos idosos
Foto: Gustavo Justino Estudantes da saúde aproveitam cursos gratuitos de férias
Residentes Thayla Calderon, Vitória Sanvezzo, Ana Malheiros e Cristoffer Santana

Priorizar o conhecimento pode mudar seu futuro. O período é de férias, mas enquanto muitos aproveitam para descansar, tem uma turma de acadêmicos que resolveu complementar o aprendizado na 3ª edição da Oficina de Férias, realizada no campus I da Unoeste. São três cursos comandados pelas docentes Ana Maria Silva Camargo, Ana Paula Brambilo Menegasso Vieira e Larissa Sapucaia Ferreira Esteves, integrantes dos Programas de Residência Multiprofissional, que envolvem as disciplinas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Nutrição, em parceria com o Hospital Regional (HR). Cuidados com Idosos Dependentes, Cuidado Interdisciplinar ao Paciente Crítico e Primeiros Socorros são os cursos disponibilizados gratuitamente.

E se o mês é de descanso tem estudante que não considera estar “perdendo as férias”, mas sim aproveitando o período para saber um pouco mais da parte prática, como é o caso da Isabella Takehara Branco, aluna do 7º termo do curso de Nutrição. “A troca de conhecimento envolvendo outras disciplinas gera um aprendizado muito grande. Estou aqui não só para melhorar o que sei de teoria, mas também na prática, é muito bom”, conta.

A Isabella preencheu uma das 30 vagas limitadas para o curso de Cuidados com Idosos Dependentes, que começou no dia 17 e termina nesta quinta-feira (19). Os assuntos em pauta foram ministrados por residentes de diferentes áreas visando aprofundar a importância do multiprofissional envolvido com a saúde do idoso. Por isso, a Ana Lúcia Malheiros, residente de Nutrição, a Thayla Calderon de Fisioterapia, a Vitória Sanvezzo da Enfermagem e o Cristoffer Santana de Farmácia mostraram aos estudantes como é importante conciliar as disciplinas. “O objetivo é que os alunos, futuros profissionais, conheçam a área de trabalho também do outro profissional, e que tenham a sensibilidade de trabalhar em equipe para o bem do paciente”, relata Santana.

Paralelo ao dos idosos, com aulas no Auditório Jasmin e Laboratório de Enfermagem, o curso voltado aos primeiros atendimentos tem grande procura pelos acadêmicos por conta da utilidade e é ministrado por estagiários socorristas da Unoeste. “Não tem a ver com o atendimento no hospital nem nada complexo voltado a tecnologia. São situações em que a pessoa pode usar em casa com a família, na rua. Essa oficina é muito mais voltada à parte prática”, explica a professora responsável, Ana Paula Vieira, que ressaltou o perfil dos estudantes no curso. “Aqui eles vêm por interesse mesmo, não tem obrigação acadêmica, é de graça. Motiva a gente a sair de casa também”.

E não acabou essa semana! O terceiro curso oferecido tem início na próxima segunda-feira (23) e se estende até a próxima quinta (26). Este trata do paciente em estado crítico e conta com uma equipe de Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva, além da docente responsável Ana Maria Camargo. A proposta aqui é realizar um estudo de caso de um paciente grave, já na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e a partir daí problematizar e solucionar. “A gente enxerga que o aluno tem a oportunidade de entender como trabalha um profissional de UTI, e isso o atrai para a residência também. Além do conhecimento e do entendimento da profissão, ele prepara seu currículo para o futuro”, pontua Ana Maria.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem