Universidade do Oeste Paulista

Área do Aluno/Professor

Área do
Aluno/Professor

INFORME CORRETAMENTE SEU RA/MATRÍCULA

ENCONTRE SEU CURSO
FAÇA UMA BUSCA NO SITE
Sua opinião é muito importante. Avalie a página de notícias.
06/01/2017

Invista em conhecimento e seja a escolha do mercado!

Especialização é pré-requisito para quem procura as melhores vagas no mercado de trabalho

Foto: Gabriela Oliveira Invista em conhecimento e seja a escolha do mercado!
Flávio Boiça, egresso de Medicina Veterinária, retornou à Unoeste para especializar-se em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais
Foto: Mariana Tavares Invista em conhecimento e seja a escolha do mercado!
Lucélia Casagrande concluiu Engenharia Ambiental em dezembro passado e planeja ingressar numa pós-graduação em 2017
Foto: Gabriela Oliveira Invista em conhecimento e seja a escolha do mercado!
Eduardo Trevisani, da VCOM, destaca que mais de 80% dos seus profissionais são formados pela Unoeste

As melhores oportunidades de emprego são as que mais exigem qualificação profissional do candidato. Por isso, fazer uma especialização tornou-se pré-requisito para quem procura boas vagas no mercado de trabalho ou quer dar um upgrade na carreira. A Unoeste incentiva a educação continuada, sendo a instituição do oeste paulista que mais oferece opções em MBAs e especializações.

Conforme pesquisa feita com 400 executivos nas regiões Sul e Sudeste do Brasil pela Produtive (uma das principais empresas de recolocação no mercado do país), o salário quase dobra quando o profissional tem pós-graduação. Quem tem apenas o curso superior ganha, em média, R$ 5,8 mil; já quem prioriza a educação continuada recebe cerca de R$ 9,3 mil. E não é só isso, o mesmo levantamento aponta que entre os executivos consultados, 68% fizeram uma ou mais especializações.

Focar numa área e atender a demanda do mercado são alguns dos objetivos desses cursos, que duram, em média, dois anos. Tempo considerado pequeno quando o resultado futuro pode ser garantido, afinal, o título de especialista no currículo é valorizado pelas empresas, principalmente as de médio e grande portes. A maior universidade do oeste paulista, a Unoeste, possui mais de 70 cursos lato sensu na modalidade presencial, em todas as áreas do conhecimento.

A coordenadora do MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, professora doutora em psicologia, Regina Gioconda de Andrade, frisa que as empresas esperam que seus profissionais sejam capazes de identificar oportunidades e tenham habilidade de compreender contextos que envolvem muitas variáveis. “É preciso saber interpretar uma diversidade de panoramas complexos para conseguir tomar decisões em ambientes que podem mudar rapidamente ou em cenários culturais diferentes daqueles a que estão acostumados, calculando riscos e consequências”, ressalta ela, enfatizando que sempre existe uma forma diferente, mais eficiente e lucrativa de fazer as coisas.

Para Regina, a especialização auxilia o profissional no desenvolvimento dessas habilidades e competências, pois além das atividades em sala de aula, cria-se uma rede de contatos importantíssima com alunos e professores de diversas formações e experiências. “Partir para uma pós logo após o término da graduação possibilita destaque ao profissional e indica que ele está conectado com as diversidades do mercado de trabalho, além de possibilitar melhor remuneração para quem já está na área”.

Muitas empresas valorizaram a pós-graduação, como é o caso da Fundação MS, uma instituição privada, sem fins lucrativos e de utilidade pública federal que atua no Mato Grosso do Sul. Parceira da Unoeste desde 2013, por meio da troca de informações entre pesquisadores e o intercâmbio em visitas técnicas, possibilita novas perspectivas a seus colaboradores com a oferta da especialização em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

“A implantação desse curso no nosso Estado contribui com a formação técnica de profissionais do setor agropecuário, que adquirem conhecimento e visitam propriedades rurais com o sistema ILPF já implantado. Desta forma, espera-se que a pós-graduação colabore diretamente na difusão da tecnologia”, destaca Alex Marcel Melotto, diretor executivo da Fundação MS.
Para ele, um dos referenciais da Unoeste é o alto nível dos seus professores, que possibilita “a formação de profissionais altamente gabaritados”, finaliza.
 
O bom filho a casa torna! De Apucarana (PR), Flávio Ricardo Boiça, 39, formou-se em Medicina Veterinária pela Unoeste em 1999 e em 2016 retornou à universidade para especializar-se em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais.  “Escolhi a mesma instituição porque já na graduação tive excelentes professores, além da infraestrutura excepcional, como o Hospital Veterinário”, relata o profissional, que atua como cirurgião no norte do Paraná e diz que percorrer 200 km para frequentar as aulas não é problema algum.
 
Quem contrata, agradece – Eduardo Trevisani, da VCOM, empresa do segmento de tecnologia, destaca que mais de 80% dos seus profissionais são formados pela Unoeste. Para ele, os cursos de computação e informática estão antenados ao mercado e, por isso, são os melhores do Brasil. “Nossos clientes são todos de grandes centros e muitos deles da capital paulista. Se fôssemos analisar, deveríamos estar com nossa equipe de desenvolvimento na cidade de São Paulo, mas considerando a qualidade da mão de obra da nossa região, optamos por manter 100% de nossa equipe de desenvolvedores em Presidente Prudente”.
 
Visão de futuro – Lucélia Casagrande, 25, concluiu Engenharia Ambiental em dezembro passado e planeja ingressar numa pós-graduação neste ano. “Penso em fazer o MBA em Gestão Empresarial, porque pretendo unir a área ambiental à administrativa para atuar também com planejamentos”, comenta a aluna, destacando a vantagem de estar inserida numa universidade onde é possível dar continuidade aos estudos, inclusive com mestrados e doutorados. “Por estar no mesmo ambiente podemos conversar com alunos e professores da pós e tirar todas as dúvidas”.
 
Descontos especiais: 15% para ex-alunos da Unoeste (da graduação ou pós); 12% para associados da 29ª Subseção da OAB nas especializações em Direito; e Quem percorre a partir de 60 km de distância para as aulas, desconto varia de 5% a 12%. Empresas podem firmar parcerias com a Pós Unoeste para que seus colaboradores paguem menos na mensalidade.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste


TODAS AS NOTÍCIAS
Alguma mensagem