CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Ação sobre saúde da mulher é bem recebida no Brasil Novo

Septuagenária aprova iniciativa e afirma que programa universitário na UBS do bairro mudou a sua vida


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Ação sobre saúde da mulher é bem recebida no Brasil Novo
Dona Judith ao passar pelo teste de glicemia

Como parte do programa Promoção de Saúde do Bairro Brasil Novo e dentro das atividades do Outubro Rosa, foi realizada na manhã desta quarta-feira (18) a ação Saúde da Mulher. O trabalho universitário multidisciplinar promoveu serviços de prevenção e orientação, no estacionamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) “Dr. Miguel Roberto Krasuski”, onde foram instaladas duas tendas grandes. Ação bem recebida pelos moradores, conforme testemunho da aposentada Judith Silva Teodoro.

A alagoana de 75 anos de idade trabalhou 25 anos na prefeitura de Presidente Prudente, na varrição de ruas e na zeladoria do Paço Municipal Florivaldo Leal. Até 2015 morava no jardim Brasília, na zona leste. Há quase dois anos mudou-se para a casa de sua filha no Brasil Novo, zona norte. Faz 1 ano que entrou para o programa que mudou a sua vida. “Nem as tonturas que sentia, eu sinto mais”, disse em relação aos cuidados que tem recebido diariamente.

Contou que perdeu peso ao participar do grupo de caminhada e isso fez baixar o colesterol, aumentando a sua disposição. “Aqui tem de tudo e muita orientação, graças ao programa. No jardim Brasília era só o atendimento. As meninas são muito atenciosas [estudantes]. Ando tão disposta que venho aqui e vou ao grupo de ginástica do Sesc Thermas duas vezes por semana”, pontuou e comentou que mantém o remédio para pressão e passará a usar meias especiais e tomar remédio para as varizes.

Viúva pela segunda vez há 12 anos, dona Judith tem três filhos e quatro netos. Embora diante de muitas lutas, considera ter uma vida boa e agradece as ajudas que tem recebido ao longo da vida, como as obtidas pela Unoeste com tratamento dentário e exames clínicos. Para a coordenadora do programa implantado em 2010, professora Ilse de Lima Arruda Storel, atender a comunidade em uma unidade de saúde é muito significativo na formação acadêmica.

“Estamos inseridos nossos alunos na Política Nacional de Humanização [PNH] que o Ministério da Saúde desenvolve junto ao SUS [Sistema Único de Saúde] e prevê uma relação cordial do profissional para com os usuários. No mais, promovemos um link entre o teórico e o prático, em um trabalho interdisciplinar, pelo qual o aluno de um curso troca conhecimento com aluno de outra graduação”, disse e citou os cursos envolvidos na ação de hoje: Medicina, Odontologia, Nutrição, Fonoaudiologia, Estética e Cosmética, Psicologia, Fisioterapia e Medicina Veterinária.

Foram ofertados exame de glicemia para detectar diabetes, aferição de pressão arterial para prevenção à hipertensão, prevenção de cárie e câncer bucal, orientação sobre alimentação saudável; cuidados preventivos com a orientação à fala; importância da higiene facial; prevenção à raiva de animais domésticos; e atividade física com caminhada e alongamento; dentre outros. As ações estiveram voltadas às mulheres, proporcionando educação em saúde, especialmente sobre climatério e menopausa. Foi oferecido café da manhã.

“Na formação do fisioterapeuta é importante aprender a lidar com a população, ver de perto diferentes tipos de patologias e conviver com diferentes situações, muitas vezes não observadas na clínica. A saúde pública proporciona essa maior amplitude para nossa formação”, comentou o estudante Lucas Felipe Marques Novaes que esteve na ação para cumprir parte dos 40 dias de atuação no setor de cardiologia e saúde coletiva.
A enfermeira gerente da UBS Carlota Souza Scarelli disse que a ação teve grande relevância, assim como ocorre com o programa que tem imenso compromisso com a prevenção. “Atualmente, atendemos cerca de 120 pessoas por dia. Certamente, se não tivesse o trabalho de prevenção, esse número seria bem maior”, comentou no sentido de que esse número de usuários contribui para a qualidade dos serviços.

Dia do Professor – Em comemoração ao Dia do Professor (15 de outubro), atividade de extensão do curso de Estética e Cosmética foi realizada na Cultura Inglesa, atendendo pedido da direção dessa escola de idiomas. Orientadas e acompanhadas da professora Rosângela Cristóvão Ferreira, alunas realizaram higienização e massagem facial para professoras e funcionárias, na tarde desta terça-feira (17).

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem