CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Congresso de ecologia debate alterações do clima e extinção

Vários outros assuntos também compuseram o evento nacional e internacional realizado em Minas Gerais


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Congresso de ecologia debate alterações do clima e extinção
Alunos e o professor Takata, no congresso e simpósio em Viçosa

Com o envolvimento de pesquisadores nacionais e internacionais, o 13º Congresso Brasileiro de Ecologia e 3º International Symposium of Ecology and Evolution reuniu mais de 3,5 mil participantes na Universidade Federal de Viçosa (MG), de 8 a 12 deste mês. Dentre os assuntos em pauta, alimentaram os debates as alterações climáticas e influência sobre os ecossistemas, as espécies ameaçadas de extinção e métodos de preservação. Predominou a participação de universidades públicas de todo o país e dentre as poucas particulares, a Unoeste esteve representada.
 
O professor da graduação em Ciências Biológicas, o Dr. Willian Hiroshi Suekane Takata se envolveu na mobilização de um grupo de 13 estudantes de Biológicas e os acompanhou desde as inscrições, em abril deste ano. Nesta segunda-feira (16), contou que pela primeira vez esteve envolvido nesse tipo de organização e que os resultados foram os melhores possíveis, sendo o principal deles o de poder contribuir para ampliar a visibilidade da Unoeste junto a comunidade científica nacional e internacional.
 
“Participar do congresso e do simpósio também proporcionou estabelecer uma rede de contatos, incluindo a possibilidade de parcerias de trabalhos. Preenchemos bem o tempo, sendo que, entre um evento e outro, tivemos a oportunidade de conhecer vários departamentos da centenária universidade mineira, o museu de biologia e o museu de botânica”, disse Takata e explicou que a maioria dos alunos da graduação foi do 8º termo, cujas pesquisas estiveram vinculadas aos trabalhos de conclusão de curso.
 
Foto: Cedida Comitiva da Unoeste com o Dr. Michael Begon, do Reino Unido
Comitiva da Unoeste com o Dr. Michael Begon, do Reino Unido
A participação no congresso contemplou os aspectos da interinstitucionalidade e da internacionalização, já que envolveu pesquisadores do Reino Unido, Estados Unidos e Brasil. “Tivemos a oportunidade de manter contato com o Dr. Michael Begon, da University of Liverpool, que é uma referência mundial em ecologia”, comentou Takata. A comitiva da Unoeste apresentou sete trabalhos, todos em forma de pôster. Um oitavo trabalho também levou o nome da universidade de Presidente Prudente, produzido em caráter interinstitucional, com a Unesp e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
 
Nas produções dos trabalhos pela Unoeste, incluindo um junto a representantes da Universidade de Araraquara (Uniara), estiveram envolvidos alunos e professores do curso de Ciências Biológicas. O congresso e o simpósio foram realizados pela Universidade Federal de Viçosa, promovido pela Sociedade de Ecologia do Brasil (SEB) e, entre os apoiadores, estiveram a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgãos vinculados, respectivamente, aos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem