CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Mesa-redonda traz dupla para debater tema central do Enepe

Docentes Arlete Meneguette e Edson Iizuka falaram para auditório lotado sobre as “Novas profissões, emprego e empreendorismo” na noite desta quarta (25)


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gustavo Justino Mesa-redonda traz dupla para debater tema central do Enepe
Depois de apresentação individual, os palestrantes responderam às perguntas dos presentes

Atualizada em 30/10/2017

A quarta-feira (25) do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe) colocou em pauta o tema central do evento. Uma mesa redonda sobre “Novas profissões, emprego e empreendedorismo” trouxe dois palestrantes para o Auditório Azaleia a fim de apresentar e debater o assunto. O local contou com lotação máxima, olhares atentos às curiosidades e informações exibidas pela Dra. Arlete Aparecida Correa Meneguette e Dr. Edson Sadao Iizuka.
 
O Edson é docente do Centro Universitário FEI e foi o responsável por ministrar a primeira palestra da noite. Falou sobre a problematização das mudanças que envolvem o ensino e o mercado de trabalho, da influência da tecnologia e do gap geracional, que é o encontro de gerações. Apresentou pesquisas mostrando que num futuro próximo 40% dos trabalhos serão automatizados, com isso, algumas profissões vão simplesmente desaparecer. “A tendência daqui pra frente é a combinação de áreas, é o caminho que apostaria. A dica que dou é: esteja aberto a dialogar com outras profissões”, relata Iizuka.
 
Explicou ainda que o empreendedor precisa ir além da ideia iniciativa, já que precisa botar em prática e concluir o que começou; e que existem tipos de empreendedores: os adaptativos, criativos, os de auto-realização e de negócios sociais. “É importante falar desse assunto aqui, a Unoeste tem o empreendedorismo no seu DNA”, destaca o palestrante que ainda mostrou exemplos de pessoas bem-sucedidas em cada um dos itens demonstrados.
 
Foto: Gustavo Justino Auditório Azaleia no campus II teve lotação máxima na noite desta quarta (25)
Auditório Azaleia no campus II teve lotação máxima na noite desta quarta (25)

Aí foi a vez da docente da Unesp Arlete Meneguette, que chegou animada movimentando a plateia com sua desenvoltura. Ela brincou, interagiu, circulou bastante pelo auditório lotado e classificou os estudantes como protagonistas no papel do ensino e aprendizagem. Durante a palestra ela propôs um desafio virtual aos presentes por meio do aplicativo e mostrou um case de empresa montada por suas alunas. Depois disso os participantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas aos palestrantes.
 
Já durante a tarde mais atrações chamaram a atenção do público no Enepe. O Auditório Primavera, que fica no campus II, recebeu a palestra sobre o “O uso de recursos virtuais na reabilitação funcional” ministrada pelas professoras Dra. Deborah Cristina Gonçalves Luiz Fernani e Maria Tereza Artero Prado. Já o Ipê, também no campus II, recebeu o 6º Simpósio de Iniciação Científica, que permite a apresentação de trabalhos feitos por acadêmicos.
 
Último dia – Inúmeras atividades e atrações estão na programação desta quinta-feira (26), o último dia do Enepe 2017. Mesa redonda, palestras, apresentação de painéis, lançamento de livros entre outros. A programação completa pode ser conferida na página do Enepe.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem