CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Mestrado em Meio Ambiente recebe inscrições para seleção

Programa de caráter interdisciplinar aceita brasileiros e estrangeiros com formações em diferentes áreas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Mestrado em Meio Ambiente recebe inscrições para seleção
Mestrado que abraça as questões regionais recebe inscrições até o dia 24

Estão abertas as inscrições de três processos seletivos de alunos do Programa de Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, conforme editais da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da Unoeste. As seleções são de alunos regular, especial e estrangeiro regular. Podem se inscrever formados em diferentes áreas e o prazo vai até o dia 24 de novembro.

Conforme a coordenadora do programa, Dra. Alba Regina Azevedo Arana, a seleção de alunos regulares ocorrerá em cinco etapas, nos meses de novembro e dezembro, compreendendo avaliação do pré-projeto, apresentação do pré-projeto e arguição por banca examinadora, prova escrita, prova de suficiência em língua inglesa e avaliação de títulos.

A proposta de pesquisa deverá se configurar como subprojeto vinculado a uma das duas linhas de pesquisa do programa: avaliação e análise de impacto ambiental ou planejamento ambiental e desenvolvimento regional. Outro vínculo será com uma das três versões do Programa de Pesquisa Interdisciplinar (Prointer), desenvolvidas pelo mestrado: Prointer, Prointer Saúde e Prointer Ambientalização.

O Prointer contempla estudos sobre resíduos e seus potenciais impactos no Pontal do Paranapanema, sobre agroenergia, saúde, meio ambiente e políticas públicas. O Prointer Saúde é vinculado à avaliação de aspectos epidemiológicos e de controle dos agravos de interesse em saúde pública na mesma região. O Prointer Ambientalização é relacionado ao Programa Institucional de Ambientalização e Sustentabilidade da Unoeste.

O processo seletivo de aluno regular estrangeiro compreende: análise da minuta do projeto de pesquisa, redigida em língua portuguesa ou inglesa; análise de currículo; e análise de vídeo de apresentação do candidato, o que também poderá ocorrer por videoconferência. Atualmente, o mestrado tem um aluno de outra nacionalidade: António Chigogoro Titosse, de Moçambique, país do sudoeste africano.

A seleção de alunos especiais será baseada em análise de currículo na Plataforma Lattes, devidamente documentado, e do histórico escolar do candidato. Os três editais e sete anexos apresentam informações detalhadas dos processos. Os resultados finais das seleções serão divulgados no dia 20 de dezembro. A partir daí haverá um período para matrícula e as aulas serão a partir do próximo ano. 

Foto: João Paulo Barbosa Camila: mestrado abriu as portas para se posicionar no mercado e ingressar no doutorado
Camila: mestrado abriu as portas para se posicionar no mercado e ingressar no doutorado
Entre os que obtiveram o título de mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional está a engenheira ambiental e egressa da Unoeste, Camila Dias Pinaffi. Ela afirma que o mestrado enriqueceu sua vida pessoal e profissional. “Abriu portas. Consegui me posicionar no mercado e ingressei no Programa de Doutorado em Agronomia, também na Unoeste”, conta.

Atualmente a ex-aluna está trabalhando na Prefeitura de Tarabai, na área ambiental. Porém, seu empenho é o de se preparar para construir carreira acadêmica. “O mestrado em Meio Ambiente abriu minha visão. Eu era muito tímida, mas durante o programa me abri para a comunicação, inclusive me expressando melhor. Foi possível conhecer várias áreas. O quadro de professores é bem diversificado e os alunos são de diferentes formações, proporcionando conhecimento interdisciplinar. A infraestrutura é muito boa”, afirma. 

Serviço - Mais informações sobre o Programa de Mestrado e inscrições no site da Unoeste. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem