CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Odontologia Legal é tema de atividade em semana acadêmica

Evento da graduação da Unoeste, que segue até sexta (20), traz profissionais renomados da área odontológica


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Erika Foglia Odontologia Legal é tema de atividade em semana acadêmica
Workshop sobre Odontologia Legal foi realizado na tarde desta quarta-feira (18)

Com o objetivo de possibilitar aos acadêmicos aprimoramento e atualização de conhecimento em diversas áreas de atuação, está sendo realizada entre os dias 16 e 20 de outubro a 27ª Jornada Acadêmica de Odontologia da Unoeste. O evento conta com apresentação de casos clínicos, minicursos e palestras com profissionais renomados da área. Nesta quarta-feira (18), o Dr. Ricardo Henrique Alves da Silva, da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto (SP), esteve durante todo o dia ministrando palestra sobre Odontologia Legal, além de workshop sobre identificação humana com crânios artificiais para os alunos da graduação.
 
De acordo com o palestrante, que além de docente responsável pela área de Odontologia Legal da USP de Ribeirão Preto, é representante brasileiro da Forensie Odontology Interpol, perito judicial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e diretor da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses, a área é pouco explorada nas graduações, porém, há um grande mercado de trabalho, por isso a necessidade de abordar o assunto em eventos acadêmicos como este promovido pela Unoeste. “A grande importância de explorar esse tema para estudantes é para que eles percebam que esta é mais uma oportunidade de atuação profissional em odontologia. Atualmente, no Brasil temos pouco mais de 600 especialistas em odontologia legal. Se compararmos com a ortodontia, por exemplo, a diferença é muito grande, já que esta tem cerca de 20 mil especialistas no país. É claro que nunca uma área forense chegará próxima de uma clínica porque as demandas são diferentes. Mas temos uma carência de profissionais formados nesta área, até mesmo pela amplitude do país, e essa demanda vem aumentando bastante”, explica.
 
O Dr. Ricardo salienta ainda que o profissional especialista em odontologia legal não trabalha apenas na área criminal, como muitos pensam, ele pode atuar também nas áreas Cível, Trabalhista e até mesmo em casos de problemas éticos, que demandam algumas avalições técnicas. “Se pensarmos na perícia criminal, ela é uma única no Estado de São Paulo, por exemplo. Então, temos os concursos para os peritos, onde os profissionais podem ser alocados em diversas regiões. Já no âmbito civil, que é para trabalhar em um terminal de Justiça, qualquer município, por menor que ele seja, tem um fórum. Ainda que esse fórum seja uma vara única, se surgir uma demanda que envolva a odontologia, vai precisar de um profissional especializado para atuação pericial”, comenta.
 
Sobre as atividades desenvolvidas por ele nesta quarta-feira na Jornada, durante a manhã o dentista ministrou a palestra “Conhecendo a Odontologia Legal: Área de atuação, mercado de trabalho e casuística”, no Teatro César Cava. Já durante a tarde, nos canteiros centrais do Bloco B, também no campus I, foi realizado um workshop voltado para a parte de identificação humana. “Elaboramos crânios artificiais e didáticos para a simulação de tratamentos odontológicos, restaurações, assim como presença e ausência de dentes, que serão enterrados. Então, os alunos recebem uma orientação de como fazer o processo arqueológico disso, a escavação desse material, simulando realmente esses remanescentes humanos da terra e depois disso farão um protocolo que é estabelecido internacionalmente para identificação. Este workshop é para eles terem esse gostinho da identificação dentro de uma situação simulada que desenvolvemos para fim didático, já que não dá para contarmos com um acontecimento real dentro de uma atividade rotineira de graduação”, revela.
 
A diretora do curso de Odontologia da Unoeste, Cláudia de Oliveira Lima Coelho, diz que a preparação desta Jornada contou com uma equipe bastante ativa e eficiente, que trouxe nomes de destaque nacional, temas atuais, conhecimentos e inovações que aprimorarão e facilitarão a prática profissional dos participantes. “Jornadas e congressos são momentos que paramos nossas atividade cotidianas e rotineiras e nos dedicamos a aprender, a reciclar, a atualizar nosso conhecimento e que devem fazer parte de todo profissional que deseja se manter no mercado de trabalho. Além dos novos conhecimentos através de palestras, minicursos e atividades práticas, compartilhamos casos clínicos e projetos de iniciação científica. Já começamos a colher os frutos da caminhada da pesquisa com uma produção que se faz realidade e com abertura do mestrado, que é um sonho concretizado”, fala.
 
Programação – As atividades da 27ª Jornada de Odontologia continuam nesta quinta (19) e sexta-feira (20). Alguns minicursos ainda estão recebendo inscrições. Mais informações sobre a programação completa no site do evento

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem