CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudo oferece subsídios para sustentabilidade em Bernardes

Descarte irregular de resíduos da construção civil e demolição é encontrado em 40 pontos da zona urbana


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Estudo oferece subsídios para sustentabilidade em Bernardes
Quaglio: um estudo que levanta problemas e contribui para soluções

Em breve será enviada à prefeitura de Presidente Bernardes (SP) cópia de estudo científico que oferece subsídios para a busca de ações de sustentabilidade em relação aos resíduos da construção e demolição (RCD), no sentido de decretar o fim do descarte irregular e dar a destinação correta. 
 
A produção de resíduos sólidos em centros urbanos está entre os grandes problemas ambientais, com destaque aos gerados pela demolição e construção, incluindo a manutenção em obras civis. O setor está entre os maiores causadores de impactos ambientais, tanto pela exploração dos recursos naturais quanto pelo elevado índice de geração de resíduos, no qual reside o problema de descarte irregular.
 
Estudo realizado em Bernardes, município com população estimada em 15 mil habitantes, detectou 40 pontos com tal irregularidade. Em todos eles foram encontrados resíduos classificados em classes de A a D pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A predominância foi da classe A, com mais de 80% de produtos que podem ser reutilizados ou reciclados na própria obra como agregados.
Foto: João Paulo Barbosa Quaglio e sua orientadora Alba com os Drs. Fonseca e Sila
Quaglio e sua orientadora Alba com os Drs. Fonseca e Sila

Nesta classe estão tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento, argamassa, materiais cerâmicos, concreto e solo retirado em terraplanagem. Os da classe B podem ser reciclados para outras utilizações, a exemplo de papel, papelão, plásticos, metais, vidros, madeira e gesso.  Classe C: não podem ser recuperados. Classe D: são os considerados perigosos, capazes de causar riscos à saúde humana e animal ou ao meio ambiente; basicamente tintas e solventes.
 
A pesquisa foi feita pelo engenheiro civil egresso da Unoeste Renam Serraglio Quaglio; desenvolvida junto ao Programa de Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e com orientação da Dra. Alba Regina Azevedo Arana. Conforme eles, houve a constatação de que os maiores volumes de resíduos foram encontrados em bairros periféricos.
 
Por orientação do programa, cópia do trabalho será encaminhada ao departamento municipal de Agricultura e Meio Ambiente, no sentido de oferecer subsídios para uma gestão baseada nos princípios de sustentabilidade, a partir de informações que identificam as fragilidades de gerenciamento em relação aos impactos detectados, compreendidos pela degradação de áreas de disposição, erosão e assoreamento que comprometem o córrego Guarucaia.
 
O estudo resultou em dissertação levada à defesa pública por Quaglio na última sexta-feira (24); avaliada e aprovada, para outorga do título de mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, pela banca examinadora, na qual a orientadora recebeu seus colegas doutores Elivelton da Silva Fonseca, que faz pós-doutorado na Unoeste, e Bruno do Vale Sila, convidado externo junto ao Centro Universitário de Adamantina.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem