CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Hospital do Câncer obtém parceria da Unoeste para pesquisa

Instalação de comitê de ética recebe apoio em capacitação voltada a futuros estudos científicos sobre a doença


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Hospital do Câncer obtém parceria da Unoeste para pesquisa
Ana Carolina Kumizaki, Nara Ielo, Ana Carla Giroti, Gisele Nai, Rosa Maria Barilli Nogueira, Marli Moriya, Antônio da Cunha Braga e Edna do Carmo

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Unoeste firma parceira com o Hospital Regional do Câncer para contribuir na instalação de seu comitê voltado à pesquisa com seres humanos. Em uma relação interinstitucional, junto com um terceiro comitê, o da Unesp em Presidente Prudente, será oferecida capacitação em janeiro para os profissionais envolvidos com a pesquisa no hospital.
 
Por indicação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), vinculada ao Conselho Nacional de Saúde (CNS) e ao Ministério da Saúde, as universidades se envolvem nesta questão e na quinta-feira (23) foi realizada uma reunião entre as partes, quando ficou definida a capacitação e foram iniciados entendimentos sobre a participação de professores e estudantes da pós-graduação stricto sensu em pesquisas no hospital, em especial o mestrado em Ciências da Saúde, da Unoeste.
 
A coordenadora do CEP da Unoeste, Dra. Gisele Alborghetti Nai entende a parceria como sendo de grande importância para todos os envolvidos. “A gente já tem experiência nisso e com ótimos resultados”, comentou a coordenadora em relação à parceria da universidade com o Hospital Regional (HR) “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo”.
 
A atuação junto ao Hospital Regional do Câncer já tem uma aproximação com a universidade, pelo fato do coordenador do novo CEP ser o médico urologista Felipe de Almeida e Paula, professor do curso de Medicina.
 
Conforme a coordenadora do CEP da Unoeste, a pesquisa irá contribuir para que o hospital venha a ser excelência no tratamento do câncer, doença de alta prevalência, com cerca de 600 mil novos casos por ano no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca); e 1,9 mil nas 45 cidades da Diretoria Regional de Saúde (DRS-11) em Prudente, em relação aos biênios 2016-2017.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem