CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Simpósio de Enfermagem propõe autoexame de Papanicolau

Palestrante realizou estudo e apresentou resultados durante evento de atualização que terminou no sábado (11)


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gustavo Justino Simpósio de Enfermagem propõe autoexame de Papanicolau
Minicurso “Paramentação e instrumentação cirúrgica” explorou a tecnologia no Laboratório de Enfermagem

O Papanicolau é o exame que tem como objetivo detectar células cancerosas no colo do útero. Só que mesmo sendo relativamente simples e barato encontra resistência das mulheres, é delicado. Pensando nisso, a 6ª edição do Simpósio de Atualização de Enfermagem da Unoeste, que iniciou na sexta-feira (10) e terminou no sábado (11), trouxe a palestrante Dra. Sandra Maria Pelloso, coordenadora da pós em Ciências da Saúde na UEM, com uma proposta para melhorar o rastreamento do câncer: o autoexame preventivo.
 
“O segredo do Papanicolau é a qualidade do exame preventivo, é uma doença grave”, de acordo com Sandra. A proposta vem de uma pesquisa da docente que envolveu três unidades de saúde de Maringá e identificou que 483 mulheres, entre 21 e 64 anos, não fazem o exame preventivo há quatro anos ou mais. “É um número muito expressivo, por isso fomos para a rua dar orientações, entregar o kit de coleta para elas e apurar os resultados”, pontua a pesquisadora.
 
Foto: Gustavo Justino Dra. Sandra Maria Pelloso ministrou palestra sobre Papanicolau
Dra. Sandra Maria Pelloso ministrou palestra sobre Papanicolau
Esse assunto está diretamente relacionado com a Liga de Saúde da Mulher, como explica a responsável Kellu Cristina de Lima Ramos Pinto. “Esse exame ainda assusta muito as mulheres, e mostrar para os estudantes que é possível aumentar a rastreabilidade é muito positivo”, destaca. Para ela, a função da liga – uma das organizadoras do evento – é aproximar os acadêmicos dos temas atuais e estimular os trabalhos voltados à pesquisa, mais um ponto para o curso de Enfermagem.
 
“Estamos trazendo sempre assuntos atuais na área, queremos fazer abordagens de ponta”, segundo a coordenadora Maria Nilda Camargo de Barros Barreto. A graduação em Enfermagem da Unoeste vê sua responsabilidade aumentada agora que foi eleita a primeira colocada no Ranking Universitário Folha (RUF), entre as instituições particulares do Brasil. “Os alunos estão mais conscientes, os temas e a estrutura são diferenciais do curso aqui. E a relação dos profissionais envolvidos com a sociedade traz essa referência para cá”, detalha Maria Nilda.
 
Bom para a Giovana Ferro, acadêmica do 4º termo, que está acostumada com uma tarefa dupla nos eventos da Enfermagem. Isso porque ela toca violão e canta, como fez na tarde desta sexta-feira (10) interpretando a canção “Era uma vez”. “O curso tem esse espaço também para cultura, eu sempre canto. Aprendi de pequena, desde quando cantava na igreja”, afirma. A segunda função dela é enriquecer os conhecimentos, “é muito importante ver esses assuntos novos na nossa área. Aqui conseguimos ampliar conhecimento. Quero participar de todas as atividades”, ressalta a estudante.
 
O simpósio de atualização é organizado pelo curso de Enfermagem com apoio das ligas acadêmicas e comissões de alunos, como Diretório Acadêmico e a atlética. Na noite de sexta-feira (10), teve a palestra sobre “Mercado de trabalho e as competências essenciais: desafios na empregabilidade”. No sábado (11), saiu o jaleco e entrou o traje casual para a Gincana Esportiva e Cultural, no Ginásio de Esportes.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem