CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste faz investimentos que beneficiam a comunidade

Novo espaço da Farmácia Comunitária e aquisição de equipamento para o Laboratório de Análises Clínicas fortalecem as práticas da universidade


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Unoeste faz investimentos que beneficiam a comunidade
Em novo local, Farmácia Comunitária constatou aumento de 25% nos atendimentos

Tanto no ensino, quanto na pesquisa e na extensão, a Unoeste realiza constantes investimentos. Exemplos disso são: a restruturação da Farmácia Comunitária da Unoeste, que está funcionando em novo prédio, e a aquisição do equipamento Vitros 5600 da Ortho Clinical Diagnostics para o setor de bioquímica do Laboratório de Análises Clínicas.

Sérgio Marcos da Silva, professor do curso de Farmácia e responsável técnico pela Farmácia Comunitária revela que o espaço está funcionando ao lado do Laboratório de Análises Clínicas da Unoeste, em frente ao ambulatório do Hospital Regional (HR). “Ambientes diferenciados e mobiliários novos tornaram o local mais agradável e aconchegante aos acadêmicos da graduação e também aos pacientes que buscam os nossos serviços”.

Ele conta que após a mudança, constatou-se um aumento de 25% nos atendimentos. “Além de proporcionar uma experiência enriquecedora aos universitários, ajudamos a comunidade carente que não tem acesso aos medicamentos. Para ter uma ideia, atendemos aproximadamente 1,2 mil pessoas por mês, oriundas de Presidente Prudente e região”.
Silva destaca ainda que, além das doações, a Farmácia Comunitária presta o serviço de atenção farmacêutica. “Aos pacientes idosos ou que possuem dificuldades de entendimento, separamos todas as medicações conforme a dosagem e modo de uso. Desse modo, essas pessoas conseguem tomar os remédios corretamente em suas residências”.
Foto: Gabriela Oliveira Equipamento Vitros 5600 da Ortho Clinical Diagnostics gera resultados mais rápidos e precisos
Equipamento Vitros 5600 da Ortho Clinical Diagnostics gera resultados mais rápidos e precisos

Análises Clínicas – Na busca por atualizações que permitam que o laboratório da Unoeste esteja entre os melhores, houve a aquisição do Vitros 5600 da Ortho Clinical Diagnostics. “Esse equipamento reúne sistemas integrados que possibilitam a realização de exames de bioquímica, imunologia, hormônios e infecciosos (sorologia)”, explica Mayla Silva Cayres de Oliveira, farmacêutica responsável pelo setor de bioquímica.

Ela descreve que os benefícios envolvem vários aspectos como o operacional, de segurança e de economia de recursos. “Com o Vitros® 5600 realizamos o monitoramento automático, documentação e notificação do operador em tempo real, além de eliminarmos a contaminação de efeito colateral com pontas de uso único para amostra e medição de reagente, garantindo resultados significativos e comparáveis com a rastreabilidade total. Outro benefício também é que o sistema gera uma quantidade mínima de resíduos líquidos”.

Doações – Sérgio Marcos da Silva, professor e responsável técnico pela Farmácia Comunitária lembra que o local depende de doações. “A maior parte é originada por meio do Trote do Bem, realizado pelos acadêmicos de Medicina da Unoeste, mas os outros cursos da saúde também contribuem como, por exemplo, o de Farmácia, que faz toda a triagem e separação dos medicamentos. A comunidade externa também pode contribuir, para isso, basta trazer os medicamentos que estiverem sem uso e que estejam dentro do prazo de validade”, conclui.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem