CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Sangue empreendedor corre nas veias de muitos acadêmicos

José Aparecido dos Santos e Hualacy Nascimento desenvolveram projeto que traz informações sobre animais no campo


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Sangue empreendedor corre nas veias de muitos acadêmicos
Alunos de Agronegócio realizam testes com ovinos no Centro Zootécnico da Unoeste

Ser o dono do próprio negócio é a meta de muitas pessoas, só que para se chegar ao topo com sucesso é preciso avaliar cuidadosamente o caminho que pretende trilhar. Empreender é assim, analisar riscos e enxergar chances onde ninguém vê! Na Unoeste, o sangue empreendedor corre nas veias de muitos acadêmicos, que a cada oportunidade buscam uma forma de reconhecimento pelas ideias e projetos.
 
O empreendedorismo é uma realidade na maior universidade do oeste paulista. Exemplo disso são os resultados positivos conquistados em ações como o Empreenda Santander 2K17. Dos 2 mil inscritos na iniciativa, o projeto Gênesis, dos acadêmicos José Aparecido dos Santos, 45, e Hualacy Guilherme Odilon do Nascimento, 20, se destacou e ficou entre os 45 melhores na categoria Universitário Empreendedor.
 
“A falta de informações pode prejudicar o trabalho com animais no campo. Sendo assim, desenvolvemos um leitor e um chip que acoplado ao animal, ajuda na identificação do sexo (macho ou fêmea), épocas de cio e monta, proporcionando melhoramento genético e um prospecto futuro sobre a data de nascimento do bezerro e suas origens”, explica Santos, que é prudentino.
 
Ele conta que os dados obtidos pelo chip são processados por um software gratuito e visualizados em um aplicativo por celular, tablet ou notebook. “O dinamismo para a obtenção dessas informações são importantes e podem contribuir com os protocolos de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), além da monta natural”.
 
Trabalhando no projeto há um ano e meio, os acadêmicos relatam que já foi desenvolvido um protótipo para os testes com os ovinos do Centro Zootécnico da Unoeste. Nascimento, que mora em Euclides da Cunha Paulista (SP), descreve que as primeiras experiências foram positivas. “Conquistamos o reconhecimento com a nossa participação expressiva no Empreenda Santander 2K17. Estamos contentes com o apoio e incentivo da Unoeste. Para quem pretende empreender, posso afirmar que a concretização de projetos inovadores é possível aqui”.
 
José Luis de Lima Astolphi, coordenador do curso de Agronegócio, lembra que existem na instituição várias ações que fomentam o espírito empreendedor. “Oferecemos disciplinas ligadas ao empreendedorismo. Esse projeto surgiu de questionamentos feitos nas aulas de Bovinocultura e Produção Animal, ganhando forma e consistência com o Trabalho Integrador, que é de caráter interdisciplinar”, finaliza.
 
Parcerias – Astolphi lembra que o projeto Gênesis tem caráter interdisciplinar e conta com o envolvimento de professores de diferentes áreas. “Essa união de forças é imprescindível para a concretização do trabalho, que tem tudo para dar certo e chegar ao homem do campo”.
 
A iniciativa conta com o apoio da Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp), da Faculdade de Informática (Fipp) e do curso de Engenharia Elétrica da Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem