CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Atividade da Engenharia Ambiental marca Dia Mundial da Água

Evento teve palestra e apresentação do programa Jovem Profissional do Saneamento (JPS)


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Atividade da Engenharia Ambiental marca Dia Mundial da Água
Alunas apresentaram o recente grupo do programa JPS em Prudente


Atualizada em 23/03/2016, às 15h29

Que a água é o bem natural mais importante do mundo, todo mundo já sabe. Porém, apesar disso, ainda falta conscientização geral de que o consumo sustentável é a melhor forma de preservá-la. Atitudes simples fazem uma diferença imensa, como, por exemplo, o reuso de águas residuais, seja nas residências, indústrias ou agricultura.  Neste sentido, alunos do 7º termo de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unoeste se uniram para transmitir um pouco do conhecimento que têm sobre o assunto aos estudantes mais novos da graduação. A atividade ocorreu nessa quarta-feira (22), data que se comemorou o Dia Mundial da Água.
 
De acordo com os palestrantes, o consumo médio diário de água por pessoa é de 170 litros, sendo 55% deste total somente no chuveiro. Será que essa água descartada no banho pode ser reaproveitada? A resposta é sim! Como exemplo, eles mostraram um sistema que a água desprezada no chuveiro é reutilizada para a descarga no vaso sanitário, o que gera economia de 30% de água potável. Outras ações simples também contribuem, como reaproveitar a água da máquina de lavar roupas ou do tanquinho para outras finalidades. 

Foto: Mariana Tavares Alunos do 7º termo de Engenharia Ambiental e Sanitária ministraram palestra sobre reuso de águas residuais
Alunos do 7º termo de Engenharia Ambiental e Sanitária ministraram palestra sobre reuso de águas residuais

A atividade integrou a disciplina de Gestão de Recursos Hídricos, ministrada pelo professor Décio Lima de Vasconcelos Junior. Esteve presente ainda no evento a coordenadora do curso, Leila Maria Sotocorno e Silva. Na ocasião, foi apresentado o programa Jovem Profissional do Saneamento (JPS), da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), o qual terá um grupo na Unoeste, por iniciativa de alunos da Ambiental, sendo o primeiro na região do oeste paulista.
 
“Podem participar estudantes e profissionais de até 35 anos, sendo de diversas áreas, como engenharia ambiental, engenharia civil, arquitetura, ciências biológicas, geografia, dentre outras. O objetivo é a troca de experiência e conhecimento sobre o assunto, contribuindo para aprimorar essa questão no Brasil”, comenta Leila. Nessa quarta, o grupo foi apresentado pela coordenadora do JPS em Prudente, Jakeline Silva, e pela vice, Paloma Marra, alunas de Engenharia Ambiental. “Além dos encontros periódicos, o grupo promoverá palestras, visitas técnicas e cursos”, finaliza Leila.
 
Serviço: Quem tiver interesse em integrar o grupo JPS Presidente Prudente pode enviar a solicitação para jpsprudente@outlook.com.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem