CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Pesquisa abre inscrições para oferta de bolsas de iniciação

Estudantes de cursos de graduação podem participar da seleção que ocorre ainda neste primeiro semestre


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Pesquisa abre inscrições para oferta de bolsas de iniciação
Thiago Matsutane indica a busca pela bolsa Pibic/CNPq/Unoeste

Interessados em obter contribuição financeira em iniciação científica podem se inscrever para participar da seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), pelo qual o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) tem oferecido uma cota de 12 bolsas para a Unoeste. As inscrições abertas nesta semana, podem ser feitas até 2 de maio.  A seleção será feita logo a seguir, com a divulgação do resultado em junho.

O projeto selecionado será desenvolvido de agosto de 2017 a julho de 2018. A inscrição envolve o orientador, que poderá submeter apenas um projeto. Pode concorrer o estudante regularmente matriculado, cuja formatura ocorra no mínimo, no final do ano que vem. Na seleção, serão avaliados o histórico escolar do candidato, o currículo do orientador e o projeto de pesquisa. O candidato disponibilizar dedicação exclusiva. Não é permitido ter vínculo empregatício e nenhuma outra modalidade de bolsa.

Por decisão do CNPq, pode haver alteração no número de bolsas. Porém, em qualquer caso, a distribuição obedecerá à classificação dos candidatos. Prazos e instruções constam no edital formulado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) e o Comitê Institucional do Pibic Unoeste, publicado no site da universidade, conforme o Dr. Jair Rodrigues Garcia Júnior, da Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI).

O estudante Thiago Yugo Nagai Matsutane está entrando na reta final da pesquisa sobre o processo de expansão urbana em Santo Anastácio, na condição de estudante do 9º termo do curso de Arquitetura e Urbanismo. Já tinha feito uma pesquisa sem bolsa sobre a imagem ambiental do bairro jardim das Rosas, em Presidente Prudente. Para ele, a importância de receber o auxílio está em poder fazer uma pesquisa mais abrangente, mais profunda e de melhor qualidade.

Foto: João Paulo Barbosa Verônica Letícia da Silva: a bolsa como conquista muito importante
Verônica Letícia da Silva: a bolsa como conquista muito importante
Matsutane aconselha os estudantes interessados em pesquisa para tentar a bolsa, apresentando ainda mais um ganho: o de poder comprar uma boa quantidade de livros. Verônica Letícia da Silva, do 8º termo de Zootecnia, tem na bolsa o suporte para pesquisar, até pelo fato de estudar em período integral. Em 2019 pretende ingressar no mestrado, com a finalidade de se preparar para dar aulas. “Desde que comecei o curso, sabia que tinha a bolsa e lutei por ela”, conta.

Visando enriquecer seu histórico escolar, fez um ano de estágio no Laboratório de Sementes, com as doutoras Ceci Custódio e Fabiana Lima Abrantes. Seu projeto de pesquisa foi iniciado antes mesmo que obtivesse a bolsa, a qual recebeu como “uma conquista muito importante”. Verônica desenvolve o projeto “Produtividade e atividade antioxidante do broto de feijão-mungo-verde (Vigna radiata L.) tratado com ácido salicílico” e vê na bolsa a oportunidade de poder se dedicar à iniciação científica.

Serviço – Acesse aqui o edital.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem