CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudo oferece possibilidades para acessibilidade em EAD

Autora apresenta indicadores de áudio-descrição e zoom na tela, para atender estudantes deficientes visuais


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Estudo oferece possibilidades para acessibilidade em EAD
Ana Siqueira foi aprovada para receber o título de mestre em Educação

Graduada em ciência da computação e especialista em educação a distância (EAD), Ana Lúcia Farão Carneiro de Siqueira desenvolveu pesquisa voltada em analisar recursos capazes de permitir acessibilidade para deficientes visuais em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), possibilitando sua autonomia e independência na condição de estudante.
 
A autora do estudo apresentou indicadores para pessoas com deficiência visual (PDV) acessar e utilizar os recursos ofertados em cursos pela modalidade on-line. Também ofereceu instruções sobre mudanças a serem feitas por instituições de ensino superior (IES) para se adequarem ao atendimento às pessoas com algum tipo de deficiência visual, incluindo a cegueira.
 
Entre os indicadores apresentados estão as mídias com áudio-descrição e a aplicação do zoom na tela do computador sem perder a imagem, sendo neste último caso para atender a quem possua alguma limitação na visão. O estudo foi desenvolvido em uma instituição do interior paulista que oferta educação a distância, mediante análise do AVA por ela utilizado.
Foto: João Paulo Barbosa Ana Siqueira com os doutores Raquel, Danielle, Sousa e Elisa
Ana Siqueira com os doutores Raquel, Danielle, Sousa e Elisa

Na pesquisa houve as participações de dois estudantes com deficiência visual. Para coleta de dados foram utilizadas as técnicas de observação e da entrevista semiestruturada. Mediante bibliografia pertinente e os dados levantados, tornou-se possível a apresentação dos indicadores que são necessários como procedimento da acessibilidade aos portadores de deficiência visual.
 
A pesquisa foi desenvolvida junto ao mestrado em Educação ofertado pela Unoeste, com orientação da Dra. Raquel Rosan Christino Gitahy e com coorientação de sua colega Danielle Aparecida Nascimento Santos. A defesa pública da dissertação ocorreu na tarde desta segunda-feira (24).
 
Na banca examinadora estiveram os doutores Sidnei de Oliveira Sousa e Elisa Tomoe Moriya Schünzen, na condição de membro externo, procedente do campus da Unesp em Presidente Prudente. Houve a aprovação para que Ana Siqueira receba o título de mestre em Educação. Sua orientadora sugeriu que dê sequência à pesquisa no doutorado, pela importância da promoção de acessibilidade em EAD.
 
“Nossa intenção é de que esse trabalho seja divulgado em periódicos científicos, como capítulo de livro e eventos nacionais e internacionais”, disse Raquel sobre a pesquisa que teve resultados parciais apresentados por Ana Siqueira, em outubro do ano passado, no 8º Congresso de Acessibilidade e os Meios Audiovisuais para Pessoas com Deficiência; realizado em Madri, na Espanha.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem