CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Zootecnia participa do principal congresso nacional na área

Graduação integrou a comissão organizadora do 27º Zootec; delegação com alunos e docentes da universidade também esteve no evento em Santos (SP)


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Zootecnia participa do principal congresso nacional na área
“É emocionante representar a universidade neste importante evento”, diz Dra. Ana Claudia Ambiel, coordenadora de Zootecnia e vice-presidente da comiss

Em apenas três dias foram contabilizados mais de 25 eventos paralelos e a participação de 1,3 mil pessoas. Esses dados são referentes ao 27º Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec), considerado o maior evento da área no país. Realizada na cidade de Santos (SP), a iniciativa que se encerra nesta quarta-feira (24), é organizada pelo curso de Zootecnia da Unoeste em parceria com a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP).
 
A Dra. Ana Claudia Ambiel, coordenadora da graduação na universidade e vice-presidente da comissão organizadora revela que o Zootec 2017 é fruto de um ano intenso de trabalho. “Elaboramos uma programação que proporcionou momentos únicos, por meio da discussão de assuntos importantes com as mentes mais brilhantes da nossa área”, diz. Relata ainda, a realização de 18 simpósios que cujo foco foi à discussão do que há de mais inovador na zootecnia. “Reunimos em um só local, profissionais, docentes e acadêmicos de todo o país, gerando um intercâmbio de ideias e experiências sensacionais”.
 
Revela que a delegação da Unoeste foi composta por cerca de 50 alunos de Zootecnia, além de professores da graduação e de outros cursos que também contribuíram com o evento. “Ficamos emocionados em representar essa universidade que tem alçado voos cada vez maiores por meio de ações como a implantação dos cursos de Medicina nas cidades de Jaú e Guarujá. Ficou nítida a excelência da nossa instituição que, além da organização do congresso, esteve em evidência desde a apresentação e exposição de trabalhos, estande institucional, realização de simpósios e de palestras”, destaca Ana.
 
Experiência que dá certo – Na segunda-feira (22), realizou-se a 22ª Reunião Nacional de Ensino de Zootecnia, encontro tradicional do Zootec que reúne coordenadores de ensino de todo o Brasil. Na ocasião, as professoras doutoras Danielle Aparecida do Nascimento Santos e Maria Inês Meira Dolfini apresentaram respectivamente sobre plano de ensino baseado em habilidades e competências e taxonomia de Bloom. “Aproveitei esse momento para falar sobre a taxonomia de Bloom que permite um novo olhar para o sistema de avaliação. Percebi que os coordenadores presentes ficaram impressionados com o empenho da nossa universidade em se atualizar e se adaptar para uma realidade que está cada vez mais presente no ambiente de ensino”, comenta Maria Inês.

Foto: Cedida Parte da delegação da Unoeste no 27º Zootec
Parte da delegação da Unoeste no 27º Zootec
 
Apresentação e exposição de trabalhos – Estão à frente da diretoria científica do Zootec as professoras doutoras do curso de Zootecnia da Unoeste, Lilian Francisco Arantes de Souza e Sheila Merlo Garcia Firetti. “Contabilizamos 1,3 mil trabalhos inscritos no congresso, dos quais, 20 são da universidade”, conta Sheila. Para ela, o engajamento nessa vertente do evento foi uma oportunidade de trabalhar em equipe, aprendendo a lidar com adversidades. “Para nós professores, essa experiência foi enriquecedora e poderá ser transmitida em sala de aula. Já para os alunos, todas as atividades agregaram conhecimentos diferenciados por meio de zootecnistas que estão inseridos no mercado”.
 
Sheila revela que, dos 173 trabalhos do grupo ambiência, saúde, bioética, comportamento e bem-estar animal, o estudo da instituição “Análise comportamental de galinha d'angola (Numida meleagris) criadas em sistema semiintensivo com diferentes tipos de enriquecimento ambiental” foi selecionado entre os três melhores e apresentado em forma de comunicação oral.  
 
Leandro Polato Lazari e Matheus Montanari, ambos do 7º termo da graduação, são os autores dessa pesquisa. “Aprimoramos o ambiente dessas aves por meio de materiais recicláveis e reutilizáveis da própria universidade como pneus e tambores de produtos de limpeza para ninhos, madeiras de reuso para poleiros e folhas de bananeiras para incentivar a atividade das galinhas”, conta Lazari. Sobre o Zootec, ele destaca a variedade de palestras com temas atuais que abrangeram diferentes áreas da profissão. “Realmente está sendo muito prazeroso, pois além do conhecimento tivemos a oportunidade de interagir com os zootecnistas e universitários de todo o Brasil”, diz.
 
Sustentabilidade – E a participação da Unoeste não para por ai! A instituição também coordenou o workshop sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), por meio do docente dos cursos de graduação e pós-graduação em Agronomia, Dr. Edemar Moro. Dentre as suas responsabilidades, descreve que foi o responsável pela definição dos temas e dos palestrantes. “Essa atividade foi espetacular e de alto nível com nomes reconhecidos nacionalmente nas suas áreas de atuação”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem