CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Encontro de simulação clínica reúne docentes de todo o país

Iniciativa do Laboratório de Habilidades e Simulação da Unoeste possibilitou a troca de experiências entre profissionais da área


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Encontro de simulação clínica reúne docentes de todo o país
Participantes do workshop conduzido pelo Dr. Wilson Couto

A simulação clínica é uma metodologia empregada na Unoeste e por outras instituições de ensino do Brasil. A fim de compartilhar as experiências em torno dessa área, o Laboratório de Habilidades e Simulação (LHabSim) da universidade realizou no sábado (24), a primeira edição do MiniSun (Simulation User Network) – Avaliação técnica e comportamental de procedimentos. A iniciativa contou com a parceria da empresa Laerdal, fornecedora de equipamentos utilizados na simulação clínica, além do apoio da Associação Brasileira de Simulação na Saúde (Abrassim).

De acordo com Milena Colonhese, coordenadora do LHabSim e responsável pela organização do evento, estiveram presentes professores da universidade e de outras instituições do país. “Esse encontro permitiu compartilhar as rotinas e vivências dos centros de simulação”. Para ela, tais momentos são de grande importância. “Essa metodologia é fundamental na formação dos profissionais da área da saúde. Foi muito gratificante promover essa ação que teve um saldo bem positivo e possibilitou um excelente aproveitamento de todos os participantes”.

Na ocasião, Milena falou sobre a experiência da Unoeste com a metodologia da simulação clínica, empregada nos cursos da saúde. “Dentre as minhas abordagens, pontuei um pouco sobre as práticas que realizamos no LHabSim como simulação, treino de habilidades, habilidade comportamental e monitoria”. Acrescenta que o apoio da reitoria e do curso de Medicina foi fundamental para a concretização do MiniSun. “Gostaria de agradecer também ao curso de Gastronomia que nos serviu tão bem nos coffees”, conclui.

Foto: Cedida Oliveira (Unicesumar), Lino (Laerdal), Milena (Unoeste), Ariadne (Aben-SP) e Couto (Universidade Municipal de São Caetano do Sul)
Oliveira (Unicesumar), Lino (Laerdal), Milena (Unoeste), Ariadne (Aben-SP) e Couto (Universidade Municipal de São Caetano do Sul)
O encontro também contou a participação de outros profissionais e foi dividido em dois momentos distintos: no período da manhã realizaram-se as palestras e a tarde as oficinas de simulação e mesa aberta, onde os participantes foram divididos em grupos. A Dra. Ariadne da Silva Fonseca, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção São Paulo (Aben-SP) e gerente do Instituto de Ensino e Pesquisa da Rede de Hospital São Camilo de São Paulo (SP), explanou sobre as Interfaces da Comunicação no Cuidado à Saúde. “A ideia foi discutir a importância da comunicação tanto verbal quanto escrita, para a assistência segura e de qualidade, bem como, promover uma reflexão sobre a ligação existente entre a comunicação e a relação interpessoal”, pontua. Pela primeira vez na Unoeste, conta que ficou encantada com o LHabSim. “Quero parabenizar a universidade pela sua estrutura e, também, pela sua preocupação com o processo ensino-aprendizagem”.

Quem também compartilhou um pouco da sua experiência foi o Dr. Sérgio Ricardo Lopes de Oliveira, coordenador do Laboratório de Simulação Clínica e Habilidade (Simulab) do Centro Universitário de Maringá-PR (Unicesumar). “Na palestrei pontuei sobre a inserção curricular da simulação clínica realística. Já no workshop, apresentei dicas e truques para a montagem de cenários”, diz. Para ele, este encontro estabeleceu diálogos bem válidos. “O MiniSun gerou conhecimento por meio de experiências práticas e dinâmicas”, conclui. Apresentou-se também no evento, o Dr. Wilson Couto da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP) que, na ocasião, explanou o tema “Osce Teoria e Prática”.

Do outro lado – Wilson Luis de Oliveira é docente do curso de medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (Fema-SP) e participou do MiniSun. Revela que é egresso da Unoeste pelos cursos de Farmácia (turma de 1995) e Medicina (turma de 2011). “É sempre um orgulho poder retornar a essa instituição que faz parte da minha história e formação profissional”.  Comenta que foi muito gratificante visualizar a estrutura de ponta do LHabSim. “Retornaremos para a instituição onde atuamos com novos conceitos e conhecimentos, pois o intercâmbio de vivências ligadas à simulação na área da saúde foi enriquecedor”. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem