CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Equipe de natação da Semepp recebe orientações nutricionais

Iniciativa desenvolvida pelo curso de Nutrição da Unoeste envolveu atletas e seus respectivos familiares


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Equipe de natação da Semepp recebe orientações nutricionais
Futuras nutricionistas destacaram importância da alimentação na prática esportiva

O curso de Nutrição da Unoeste realizou nesta terça-feira (20), na Associação Prudentina de Esportes Atléticos (Apea), uma palestra voltada aos atletas da equipe de natação da Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente (Semepp). A iniciativa que também contou com a presença dos pais dos nadadores, foi realizada por acadêmicas dos 7º e 8º termos da graduação, sob o acompanhamento das professoras Luciane de Souza Romero e Cristina Atsumi Kuba.

De acordo com Luciane, é desenvolvido um projeto que atende indivíduos fisicamente ativos na Clínica de Nutrição, localizada no campus I da universidade. “Estendemos essa proposta para a equipe de natação, onde realizamos desde a avaliação, até a prescrição de dietas e acompanhamento da evolução dos atletas”, diz.

Na palestra desta terça (20), as futuras nutricionistas abordaram tópicos como a importância da alimentação na atividade física, hidratação e suplementação no exercício físico. “Essa atividade vem ao encontro das necessidades dos nadadores e, pode ajudar também, os seus respectivos pais, na elaboração da dieta dos filhos, principalmente para aqueles que estão na faixa entre 9 e 11 anos, que tendem a ingerir mais guloseimas”, explica Luciane.

Para o técnico da equipe prudentina de natação, Elvancir Pereira do Nascimento, conhecido como Pepe, a parceria com o curso de Nutrição da Unoeste é essencial. “Um bom desempenho requer treinamento, nutrição e bom descanso. Dessa forma, é possível constatar que o trabalho realizado pela graduação já trouxe excelentes resultados e contribui significativamente para a evolução da performance dos nossos atletas”, diz.

Carlos Rogerio da Silva Ramos, 20, é exemplo de que a boa alimentação reflete dentro das piscinas. Integrante da categoria sênior, ele revela que por meio das orientações nutricionais reduziu a ingestão de doces como o chocolate. “Consigo me alimentar adequadamente e balancear os alimentos que são relevantes para mim antes e pós-treino. Além do rendimento, a minha disposição também melhorou”, conta.

Quem também compartilha da postura do atleta, é Silvana Aparecida Ramos Rodrigues, mãe de Isabella. “Sempre tive muita dificuldade em introduzir legumes e verduras na dieta dela. Depois que ela começou a fazer o acompanhamento, ficou mais flexível e até, passou a consumir esses alimentos que ajudam em melhoram o seu desempenho”.

Experiência acadêmica – Gabriela Renata Marques Santos, 20, comenta que a participação neste projeto é uma forma de atrelar os conhecimentos que são vistos na universidade. “Na atividade de hoje falei sobre a importância e diferença entre os cardápios. Uma experiência positiva, capaz de contribuir com a minha futura atuação”, conclui.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem