CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Hospital Veterinário recebe equipamento de ponta em oftalmo

Doação de aparelho de medição da pressão intraocular, por fabricante finlandês, visa análise de metodologia


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Hospital Veterinário recebe equipamento de ponta em oftalmo
Dra. Silvia utilizando o Icare Tonovet Plus, na clínica do Hospital Veterinário

O Hospital Veterinário da Unoeste é o primeiro do país a receber o tonômetro Icare Tonovet Plus. Utilizado para medição da pressão intraocular, o equipamento de ponta é baseado em um princípio de rebote, no qual uma sonda muito leve é usada para fazer contato momentâneo com a córnea, conforme anuncia a empresa fabricante, a Icare Finland Ou, da Finlândia.

A doação do aparelho de R$ 30 mil deve-se ao reconhecimento internacional de pesquisas desenvolvidas pela médica veterinária especialista em oftalmologia Silvia Maria Caldeira Franco, responsável pela clínica de pequenos animais do hospital, professora da graduação e pesquisadora vinculada ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciência Animal, mantido pela Unoeste.

Foto: Cedida Dra. Silvia buscou o novo tonômetro em Portugal
Dra. Silvia buscou o novo tonômetro em Portugal
Na penúltima semana de maio, a pesquisadora foi a Estoril, em Portugal, para receber o tonômetro, durante a Conference: European College of Veterinary Ophthamoligists (ECVO) – reunião anual de profissionais que atuam na área de oftalmologia veterinária. A escolha sobre a pesquisadora radicada em Presidente Prudente decorre do fato de ela ser a única dessa área no mundo que estuda outra metodologia.

Para medição da pressão intraocular, aplica a metodologia de Goldmann e utiliza outros aparelhos disponibilizados pelo hospital, que são o Kowa e o Perkins, de fabricação japonesa. Mais recentemente a universidade comprou o Tono-Pen, produzido nos Estados Unidos.

Ao fazer a doação do Icare Tonovet Plus, o fabricante finlandês solicitou à Dra. Silvia um estudo comparativo entre o novo tonômetro que está produzindo, um aparelho que ainda não está sendo comercializado, e os habitualmente utilizados em suas práticas profissional e científica. Iniciativa que se insere nas ações de internacionalização da Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem