CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste é enaltecida por atuar pelo desenvolvimento regional

Iniciativas em ciência, tecnologia e inovação proporcionam contribuição ao fortalecimento do oeste paulista 


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Unoeste é enaltecida por atuar pelo desenvolvimento regional
Strama falou para pró-reitores, diretores e coordenadores

Para o subsecretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Strama, a Unoeste exerce um papel diferenciado, enquanto instituição de ensino superior particular, ao entender a importância deste segmento e contribuir com o desenvolvimento do oeste paulista. Foi o que disse em visita à universidade na manhã desta terça-feira (27), ao falar para pró-reitores, diretores e coordenadores de cursos em reunião de encerramento do semestre letivo junto a Pró-reitoria Acadêmica (Proacad).
 
Na noite do dia anterior, Strama proferiu palestra na solenidade de oficialização de criação da Fundação de Educação, Pesquisa e Inovação de Presidente Prudente, a convite da administração municipal. Falou sobre políticas públicas paulistas para o setor. Esteve na Unoeste para conhecer as instalações da Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp), em companhia do secretário municipal de tecnologia da informação Rogério Alessi.
 
Na reunião foram recebidos pelos pró-reitores Guilherme de Oliveira Lima Carapeba (Administrativo), José Eduardo Creste (Acadêmico) e Adilson Eduardo Guelfi (Pesquisa, Pós-graduação e Extensão). Creste falou da produção de pesquisas e inovação, especialmente junto aos seis mestrados e dois doutorados, mas que também ocorre na graduação e o exemplo apresentado foi o da produção e uso de aplicativos digitais para favorecer o processo ensino-aprendizagem no curso de Odontologia.
 
Convidado pelos pró-reitores, Strama também participou do coffe break preparado pelo curso de Gastronomia, no laboratório de Sala e Bar. Com a participação da coordenadora pedagógica da Unoeste, Aparecida Darcy Alessi Delfim, a reunião também ocorreu em espaço do mesmo curso: a sala de Aula Show.
 
Intepp – A apresentação da incubadora foi feita pelo gerente Luís Horácio Ramos Isique, acompanhado de Alessi que é o presidente. Ainda conheceu as instalações anexas do Centro de Estudo em Ecofisiologia Vegetal do Oeste Paulista (Cevop), onde são desenvolvidos estudos com aplicação de novas tecnologias e parcerias interinstitucionais nacionais e internacionais, conforme explicou a coordenadora Adriana Lima Moro.
 
Está em fase embrionária a realização de um seminário em São Paulo com o envolvimento das oito unidades da Rede Paulista de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica (RPITec) e cerca de 20 outras ainda não credenciadas. A Intepp já está convidada para apresentar cases de sucesso como é o caso do 1º Startup Weekend de Presidente Prudente, realizado de 28 a 30 de abril. Outras incubadoras também irão socializar os projetos que apresentaram excelentes resultados.
 
Para Alessi é muito significativa essa relação de Prudente com a Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação que tem contribuído com a Intepp e outras iniciativas; incluindo o fato de abrigar uma das principais agências de fomento à inovação no Brasil que é a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Em termos de Unoeste, a parceria com a Intepp e com outras iniciativas têm o envolvimento da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp).

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem