CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Indicados para intercâmbio no exterior comemoram resultados

São cinco alunos da graduação contemplados pelo Programa de Bolsas Ibero-Americanas, do banco Santander


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Indicados para intercâmbio no exterior comemoram resultados
Natalia, Andressa, Juliana, Silva e Stephany: os indicados

Cinco alunos da graduação indicados em processo seletivo da Unoeste para intercâmbio de estudos pelo Programa de Bolsas Ibero-Americanas, do banco Santander, comemoram os resultados e cuidam dos trâmites legais para as viagens a Portugal e Espanha. São eles: Andressa de Oliveira Magalhães, da Medicina Veterinária; Felipe Aguiar da Silva, das Ciências Contábeis; Juliana Oliveira Ganzela, da Arquitetura e Urbanismo; Natalia Bezerra de Souza, da Psicologia; e Stephany Gonçalves Duarte, do bacharelado em Química.
 
Pela Unoeste foram inscritos 366 alunos e a seleção passou por três fases, que foram: rendimento escolar, com a média sete como nota de corte; a apresentação dos documentos, incluindo o aceite da universidade de destino; e entrevista. Conforme o assessor de relações interinstitucionais Dr. Antonio Fluminhan Júnior, a bolsa é de 3 mil euros, para viagem, hospedagem e alimentação. Os indicados viajarão no final de agosto, já que as aulas na Europa começam em setembro e irão até fevereiro.
 
Andressa – Moradora de Pirapozinho, Andressa conta que o interesse por intercâmbio vem desde quando fazia o ensino médio. Ao ingressar na universidade viu que era possível e fez duas tentativas antes dessa última seleção. Sua escolha sobre a Unoeste foi pela excelência no ensino, professores referenciados e ótimas perspectivas quanto à estrutura e ao ensino; “o que comprovei quando iniciei os estudos”.  A universidade de destino é a do Porto, em Portugal.
 
“Na verdade tive carta de aceitação de quatro universidades, mas o que me fez escolher a Universidade do Porto foi o fato do plano de estudos ser muito bom na área de medicina veterinária, com disciplinas optativas que podem acrescentar às outras que tenho na minha universidade de origem; e ainda a experiência de outros alunos que escolheram a Universidade do Porto, que me deram referências positivas”, comenta.
 
Ao dizer que pretende adquirir experiências que só um intercâmbio pode oferecer, pontua que pretende conhecer um pouco mais sobre a prática hospitalar veterinária, além de conviver com alunos de outras nacionalidades. Sobre ter sido selecionada, diz que a reação foi de extrema felicidade, misturada com surpresa. Conta que sua família ficou muito feliz, pois tem dado incentivo desde o começo do processo de inscrição.
 
Silva – Matriculado no 6º termo de Ciências Contábeis, Felipe Aguiar da Silva é de Rancharia e escolheu a Unoeste por “ser uma universidade conceituada, com grade curricular atrativa e professores extremamente capacitados”. Seu interesse pelo intercâmbio está em “focar sempre no aprendizado, no conhecimento de novas técnicas e setores, os caminhos pelos quais a contabilidade pode percorrer na economia ou na gestão empresarial e pública”.
 
Com relação à universidade de destino diz o seguinte: “Primeiramente avaliei os países que eu poderia escolher, dentre os participantes do Programa de Bolsas Santander Ibero-Americanas. Sendo assim, optei por Portugal, propriamente por ser um país de primeiro mundo e localizado na Europa. Já a universidade de destino [Évora] me atraiu pela grade curricular, as disciplinas voltadas à área de gestão e toda atenção recebida nos processos de candidatura”.
 
Apoiado por sua família, conta: “Após realizar a entrevista (última etapa do processo seletivo) saí confiante e ao mesmo tempo ansioso quanto ao resultado, na expectativa de que todo esforço e dedicação seriam recompensados. Mesmo assim, fiquei surpreso, feliz e emocionado com a indicação para realizar o intercâmbio, sabendo como foi concorrido e com a participação de excelentes alunos. É a realização de um sonho, uma oportunidade única”.
 
Foto: João Paulo Barbosa Fluminhan Júnior: Santander oferta bolsa de 3 mil euros
Fluminhan Júnior: Santander oferta bolsa de 3 mil euros
Juliana – Bolsista 100% do ProUni há quase quatro anos, Juliana mora em Prudente para estudar Arquitetura e Urbanismo, escolheu a Unoeste por dois motivos: “é uma universidade bem conceituada e que oferecia o curso que eu desejava ingressar.” Sua família é de Dracena e com o intercâmbio espera as melhores experiências possíveis. “O fato de poder conhecer alguns dos lugares estudados em sala e vivenciar diferentes produções arquitetônicas, culturas e técnicas me encanta muito”, diz. 
 
Dentre as quatro universidades em que foi aceita, escolheu a Universidade Politécnica de Cartagena, na Espanha, pelos seguintes motivos: “Me pareceu ser muito bem preparada, me cativou pela receptividade e atenção. A cidade também é incrível e acredito que acertei na escolha”.  Já escolheu matérias que possam acrescentar em seu processo de formação, como é o caso da luminotecnia y aprovechamiento energético, “pois já cursei matéria semelhante na Unoeste e fiz um curso de iluminação residencial”.
 
Ansiosa pela viagem, conta que no ano passado esteve próxima de ser selecionada e desde então tinha interesse em uma universidade espanhola. Sua reação ao ser indicada foi a seguinte: “De muita felicidade e alívio. Não é a primeira vez que tento a vaga, no ano passado fiquei bem próxima. Desde o início sempre optei por universidades da Espanha, dessa forma o contato acaba sendo um pouco mais trabalhoso. Também existe o considerável esforço de colegas de curso, com aumento do interesse pelo intercâmbio, o que acaba tornando o processo ainda mais concorrido”.
 
Natália – Estudante pelo ProUni que concluiu o 5º termo de Psicologia, Natália é de Rancharia e vê no intercâmbio a oportunidade de conquistar ainda maior avanço em sua formação acadêmica e no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Comenta que escolheu estudar na Unoeste por ser uma universidade reconhecida; uma das poucas com oferta do curso de Psicologia e que possui laboratórios adequados, professores qualificados, várias possibilidades de abordagens teóricas e clínica escola que presta serviços gratuitos à comunidade e serve como instrumento de articulação teórico-prática durante os estágios.
 
Para o intercâmbio escolheu a Universidade de Porto, “por ser uma das melhores universidades portuguesas com uma grade curricular ampla e disciplinas de meu interesse para futuras especializações”. Ela conta que pretende aproveitar as disciplinas como forma de complementar o seu currículo na Unoeste, obtendo novos conhecimentos e experiências, além de pretender realizar projetos de pesquisa na Universidade do Porto.
 
“Fiquei muito feliz com a oportunidade e grata por todo apoio que tive da direção do meu curso e das relações interinstitucionais da universidade. Ainda não consegui realmente acreditar que esta oportunidade irá se concretizar, mas estou muito ansiosa para a viagem. Minha família ficou muito feliz e orgulhosa, oferecendo muito apoio para que minha estadia em Portugal ocorra da melhor forma possível”, conta.
 
Stephany – A estudante de Química é de Arapongas/PR e optou pela Unoeste para construir uma bela carreira, mesmo tendo sido aprovada no vestibular de uma universidade federal e duas estaduais. Motivo: “O curso de Química da Unoeste tem uma estrutura fantástica e um corpo excelente de professores. A Unoeste me daria a oportunidade de realizar um sonho: o de ingressar em uma universidade de Portugal”.
 
Sobre o intercâmbio, ela explica: “É um sonho desde o ensino médio e, quando pesquisei sobre a Unoeste, vi que tinha esse processo seletivo em parceria com banco Santander. Eu venho de uma família humilde e não teria condições financeiras de realizar esse sonho. Aí me dediquei, me esforcei e consegui; graças a minha mãe Sandra Gonçalves. Claro que pretendo agregar muito valor ao meu currículo, desenvolver projetos nesse meio tempo para, futuramente, tentar um mestrado ou doutorado lá”.

Outra meta dos tempos de criança, prestes a se realizar, é o de estudar na Universidade de Coimbra. “Não só por ser uma das mais renomadas universidades da Europa, mas por sua história. Isso me encanta demais, sempre quis estudar em Coimbra e hoje consegui”, pontua. Comenta que ao saber de sua indicação riu tanto que deu dores no rosto. Sua felicidade foi compartilhada pelos seus familiares, pelos colegas de turma, professores e a coordenadora Dra. Patrícia Antunes. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem