CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Colostomia é tema de workshop voltado a alunos de Enfermagem

Cerca de 230 acadêmicos do 6º ao 8º termo se inscreveram para evento que faz parte do projeto de doutorado da docente Elaine Negri 


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gustavo Justino Colostomia é tema de workshop voltado a alunos de Enfermagem
Atividades seguem até a próxima sexta-feira (11), no LHabSim

Talvez você não saiba o que significa ser um paciente colostomizado. Trata-se de um enfermo que precisou de uma abertura cirúrgica no abdome para criar um ânus artificial, comum em diversos quadros clínicos. Pela relevância do assunto, o workshop “Assistência de Enfermagem do Paciente Colostomizado” teve início nesta quarta-feira (9) e segue com atividades no Laboratório de Habilidades e Simulação (LHabSim) da Unoeste até sexta (11). A prática simulada com resolução de cenários se mistura a teoria em cerca de 20h de estudos para os participantes.
 
O evento faz parte do projeto do doutorado da professora Elaine Cristina Negri Santos, contabiliza 230 estudantes inscritos, do 6º ao 8º termo do curso de Enfermagem, e conta com a participação ativa da orientadora do projeto, Dra. Alessandra Mazza, da USP de Ribeirão Preto; e do Dr. Rodrigo Guimarães, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). “Fazemos parte do Grupo de Simulação Clínica Interprofissional, e eventos como esses são importantes para a pesquisa e ensino, sempre pensando em capacitar o aluno para garantir cada vez mais a segurança do paciente”, explica Alessandra.
 
Organizados nas salas do LHabSim, os acadêmicos aprofundaram conhecimentos basicamente em três tipos de técnicas principais: a troca da bolsa de colostomia, a pressão intra-abdominal e a recepção de pacientes na sala de pós-anestésico. Conhecimento diferenciado na visão de Guimarães, “o aluno sai preparado porque intensifica o que foi aprendido na teoria. É uma experiência importante também do ponto de vista desta troca entre universidades pública e privada, gostei bastante da estrutura daqui”, conta.
 
Satisfeita pela realização de um trabalho na área de simulação clínica, que já foi publicado recentemente em revista de alto impacto, a doutoranda Elaine Negri ressalta o aprendizado, a aplicação da metodologia e principalmente o fato dos acadêmicos se interessarem pela atividade. “Tivemos um ótimo número de inscritos, estamos implantando o que existe de mais novo na área de uma forma aprofundada”, pontua.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem