CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

LabSim Vet é inaugurado com simulação de atropelamento

Laboratório fica dentro do Hospital Veterinário da Unoeste e conta com um manequim de cachorro que possibilita vários treinamentos aos alunos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Erika Foglia LabSim Vet é inaugurado com simulação de atropelamento
Estudantes da graduação em Medicina Veterinária e do mestrado em Ciência Animal participaram da primeira atividade do LabSim Vet

Hulk, um cão de 5 anos de idade, pesando aproximadamente 30 quilos, foi o foco de todas as atenções na tarde da última sexta-feira (18), no Hospital Veterinário (HV) da Unoeste. Ele chegou ao local “em decúbito lateral direito, com fratura exposta em membro anterior extremidade distal direito, caracterizada por ulceração, secreção serosanguinolenta, e edema intenso. O cão estava apresentando dispneia evoluindo para parada cardiorrespiratória”. Este foi o cenário que os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária tiveram que analisar durante a aula inaugural do Laboratório de Simulação e Treinamento de Habilidades de Medicina Veterinária (LabSim Vet), localizado no HV, no campus II.

Através de uma simulação de atendimento clínico emergencial, com um cão vítima de atropelamento, quatro estudantes da graduação e do mestrado em Ciência Animal, juntamente com uma atriz, que interpretou a dona do Hulk, fizeram toda a demonstração de primeiros socorros para representantes da reitoria e coordenações da Unoeste, que estavam presentes no Hospital Veterinário, e também para acadêmicos de Medicina Veterinária do 8º termo, que assistiram a uma transmissão ao vivo, através da internet, no Bloco B3, no campus II.

De acordo com a professora e coordenadora acadêmica do curso de Medicina Veterinária da Unoeste, Rosa Maria Barilli Nogueira, a simulação faz parte de uma metodologia ativa que a graduação tem implantado desde 2015 com o objetivo de treinar uma série de habilidade dos alunos. “Consiste em uma sala em que há o espaço para a simulação de atendimento e outro com cadeiras, para os alunos assistirem as ações. Depois que todos os estudantes participaram das duas partes, há uma reunião em que apontamos todos os pontos positivos, negativos e damos um feedback para o acadêmico de tudo o que aconteceu”, explica.

A professora conta que foi adquirido um manequim de cachorro e com ele há a possibilidade de treinar algumas ações, como fazer acesso venoso periférico, intubação, ressuscitação cardiopulmonar, lavagem gástrica, ausculta cardíaca, entre outras. “São várias atividades que conseguimos realizar através deste manequim. Procedimentos que seriam inviáveis executar em animais vivos. Temos diminuído muito o número de animais vivos em aulas práticas. Hoje é muito importante trabalhar pensando nessa substituição. Isso vai ao encontro da necessidade e ao pensamento de trabalhar dentro da ética no ensino e na pesquisa”, salienta.

O  LabSim Vet é mais um ponto positivo do curso de Medicina Veterinária, que tem buscado aliar a tecnologia ao ensino e aprendizado, segundo a coordenadora acadêmica. “Além do Laboratório de Simulação que vai ajudar na habilidade dos alunos, nós temos também uma parceria com o designer institucional da Unoeste, que já elaborou e vem elaborando uma série de aplicativos que já são utilizados em aulas práticas. Em algumas disciplinas nós já disponibilizamos estes aplicativos no Aprender Unoeste para que os alunos possam acessar a qualquer momento e treinar vários aspectos através de jogos, realidade aumentada e lousa interativa digital. O interesse do acadêmico é muito maior quando trabalhamos de formas diferentes e a tecnologia veio para transformar a aprendizagem dentro da graduação”, revela.

Gláucia Prada Kanashiro, diretora do curso de Medicina Veterinária, informa que o Labsim Vet reforça as metodologias ativas que a graduação começou a trabalhar há dois anos através de uma parceria com o Conselho Federal de Medicina Veterinária. “Com o Laboratório de Simulação fechamos este ciclo das inovações dentro do curso. Só atestamos o que a Unoeste é, uma universidade de ótima estrutura, com notas altíssimas em vários cursos e esse é mais um passo para alcançarmos a nota máxima”, fala.

Quem também esteve presente para assistir a aula inaugural do Labsim Vet foi o coordenador administrativo do Hospital Veterinário e vice-reitor da Unoeste, Brunno de Oliveira Lima Anéas. Segundo ele, a Unoeste acompanha as tendências tecnológicas em todas as áreas e atualmente há uma geração de estudantes muito ligada às novas tendências. “Com este avanço das tecnologias audiovisuais e de robótica está sendo possível um treinamento completo e significativo dos alunos, que têm a oportunidade de aprender em um simulador antes de atender um animal de verdade, prezando sempre o bem-estar desse animal. Esse laboratório é um dos pouquíssimos que existem no país na área de Veterinária”, conta.

Serviço - Mais informações pelo telefone (18) 3229-2035.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem