CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Mestrado em Odontologia realiza conferência internacional

Pesquisadora peruana radicada nos Estados Unidos discorre sobre ciência e a utilização de biomateriais


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Mestrado em Odontologia realiza conferência internacional
Videoconferência internacional do Mestrado em Odontologia

Instalado no início deste ano, o Mestrado em Odontologia teve nesta terça-feira (29) seu primeiro momento de prática de internacionalização, um processo que entra nos quesitos de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Durante a tarde foi realizada videoconferência em uma das salas do prédio da Pós-graduação, no campus II, com a pesquisadora peruana radicada nos Estados Unidos, vinculada ao Departamento de Ciências dos Materiais Biomédicos do Medical Center the University of Mississipi, Dra. Susana Maria Salasar Marocho.

Mestre e doutora em cirurgia restauradora, na área de materiais odontológicos e prótese dentária, e também especialista em implantodontia, Susana tem experiências nos seguintes temas: resinas laboratoriais, cerâmicas odontológicas, propriedades mecânicas, tratamentos de superfície, forças ortodônticas, implantes, enxertos ósseos e prótese sobre implantes. 

Sua fala inicial foi no sentido de alertar para o fato de que os biomateriais devem promover o conforto no paciente e jamais representar um risco à sua saúde. Por isso, o desenvolvimento e uso de materiais artificiais, com a finalidade de substituir uma matéria viva cuja função foi perdida, deve ter como primeira preocupação do profissional a análise de biocompatibilidade quanto à caracterização química e à evolução de risco toxicológico.

Existe uma variedade de biomateriais odontológicos, os quais devem passar por testes laboratoriais sobre um parâmetro ou propriedade específica, conforme explicações da viodeoconferencista acompanhadas por ilustrações, sobre testes mecânicos. Também fez aprofundada exposição sobre análise de fraturas, utilizando a técnica da factografia, com a finalidade de que o profissional dentista busque informações sobre o que gerou a fratura, não para procurar culpado, mas para resolver o problema do paciente.

Embora fale a língua portuguesa e a tenha usado em alguns momentos, na maior parte do tempo utilizou espanhol para atender a proposta de internacionalização. A pesquisadora abriu a possibilidade de estudos com bolsa no departamento em que atua aos mestrandos de odontologia, para o doutorado, e aos professores, para pós-doutorado. Em colaboração, ela recebeu o projeto de dissertação da aluna Andressa Restani, orientado pela Dra. Graziela Ávila Prado Galhano; leu e, durante a videoconferência, elogiou.

Foto: João Paulo Barbosa

Susana e Graziela são amigas do tempo em que a primeira fazia mestrado e a segunda, doutorado na Unesp em São José dos Campos, a qual organizou a conferência por vídeo juntamente com o professor Dr. Anderson Catelan. Também estiveram presentes os professores doutores Douglas Roberto Monteiro, Carolina dos Santos Santioni e Luciana Prado Maia, além da coordenadora do Mestrado em Odontologia, Dra. Graziela Garrido Mori Panucci.

A coordenadora disse que o momento de internacionalização proporcionou o enriquecimento do mestrado e anunciou que outros acontecerão, como esse organizado pela disciplina de Propriedades Físico-químicas e Biologia dos Biomateriais. “Conseguimos trazer experiências de uma realidade diferente da qual a gente vive no Brasil. Foi importante o contato com outra língua e também a visão sobre um centro de pesquisa em odontologia nos Estados Unidos”, disse a coordenadora, que informou ainda que a próxima turma terá uma aluna cubana.

Inscrições – Graziela Mori também anunciou que estão abertas as inscrições no site da Unoeste para a segunda turma do Mestrado em Odontologia para a seleção de nove alunos regulares, sendo que uma aluna internacional já foi selecionada anteriormente. O prazo vai até 15 de setembro deste ano, com o processo de seleção no dia 2 de outubro e as aulas a partir de março de 2018.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem