CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Saúde Visual do Escolar leva serviços para mais 12 escolas

Ao fechar o oitavo ano do projeto, no final de 2017, serão mais de 20 mil alunos que passaram por atendimentos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Saúde Visual do Escolar leva serviços para mais 12 escolas
Aplicação do teste de acuidade visual, na escola Fioravante

Em Presidente Prudente, a mais longa atividade contínua de atenção à saúde dos olhos de alunos de escolas públicas estaduais está prestes a atingir mais de 20 mil atendimentos; deve ocorrer até o final deste ano, logo que completar o serviço em 12 das 26 escolas. O projeto Saúde Visual do Escolar foi implantado em 2010. Até o fechamento do primeiro semestre de 2017, procedimentos de acuidade atingiram 19.165 ingressantes no segundo ciclo do ensino fundamental, o 6º ano.

Conforme o presidente do Lions Clube Centenário e também do banco de olhos da Santa Casa, Irineu Sesti Filho, os números são muito significativos. Além dos testes de acuidades visual prestados nas escolas, o projeto completará o oitavo ano consecutivo com mais de 5 mil exames clínicos e cerca de 1,4 mil alunos usando óculos. O maior impacto social dessa iniciativa do Lions, em parceria com a Santa Casa e a Unoeste, está na melhora do aprendizado dos alunos.

Com o uso de óculos é possível enxergar com clareza o que está na lousa, o que escreve no caderno e o conteúdo de livros, revistas, jornais, vídeos e outras mídias de apoio didático. São informações colhidas pelos envolvidos no projeto junto a diretores, professores, alunos e familiares. Outro aspecto social relevante é o de que, se for de interesse dos pais ou responsáveis, o Lions oferece óculos gratuitamente. O convênio com a Ótica Precisa permite a escolha da armação que fique melhor para usuário.

Após as férias escolares, a retomada do projeto começou na tarde desta terça-feira (15) na Escola Antônio Fioravante de Menezes, na vila Marina, zona leste da cidade; onde foi recebido pela vice-diretora Terezinha Pinheiro Vieira. Estudantes da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp/Unoeste), orientados e acompanhados pelas professoras Elenice Morini Duarte e Denise Vasconcelos de Jesus Ferrari, aplicaram os testes de acuidade visual, utilizando tabelas de Snellen, para diagnosticar daltonismo. Dos 51 alunos dos 6º ano, dois irão passar por exames clínicos no Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa.

Cronograma – Para agosto tem ainda as escolas Fátima Aparecida Costa Falcon, jardim Jequitibás I, às 8h desta quarta-feira (16); Oracy Matricardi, conjunto Ana Jacinta, na sexta-feira (18) desta semana, às 8h; Clotilde Veiga de Barros, jardim Santana, dia 21 às 14h; e Mirella Pesce Desidere, Cohab, dia 23 às 14h. No mês de setembro os serviços serão prestados nas seguintes escolas: Fernando Costa, centro, dia 11 às 14h; Florivaldo Leal, na vila Tabajara dia 12 às 8h; Dr. José Foz, vila Furquim, dia 13 às 14h; e Maria Luiza Bastos, jardim Caiçara, dia 19 às 14h. Em outubro: João Carlos Padilha de Siqueira, jardim Santa Mônica, dia 11 às 8h; Celestina de Campos Toledo Teixeira, em Floresta do Sul, dia 18 às 14h; e Maria Luiza Formozinho Ribeiro, Vila Charlotte, dia 23 às 14h.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem