CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Técnicas complementares inovam tratamentos em UBS prudentina

Estética proporciona benefícios em medicina complementar sem o uso de medicamento, com eficácia e baixo custo


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Técnicas complementares inovam tratamentos em UBS prudentina
Procedimento de auriculoterapia com semente de mostarda

Na Unidade Básica de Saúde Dr. Miguel Roberto Krasuscki, a UBS do Brasil Novo, a medicina complementar é praticada como inovação na Rede Municipal de Saúde de Presidente Prudente, embora esteja inserida nas políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS). Tratamentos de pacientes são complementados com técnicas sem uso de medicamento, eficazes e de baixo custo; aplicadas por estudantes do curso de Estética e Cosmética da Unoeste, orientados e acompanhados pela professora Ana Karênina Dias Almeida Sabela.

Desde 2010, essa unidade – que é uma das 11 da rede – tem como diferencial os serviços que não se restringem à medicina, enfermagem e fisioterapia. O Programa de Extensão em Promoção à Saúde, conduzido pela professora Ilse de Lima Arruda Storel e mantido em parceria da Unoeste com a Secretaria Municipal de Saúde, acrescenta serviços da Farmácia, Biomedicina, Psicologia, Medicina Veterinária, Odontologia, Estética e Cosmética, Nutrição e Fonoaudiologia. As ações são multidisciplinares, elas complementam os serviços prestados por cursos diferentes.

Dentro desse contexto e como parte do programa, este ano foi criado o projeto “Atuação do discente de Estética e Cosmética em unidade de saúde: integração multidisciplinar e aplicabilidade de técnica complementar no usuário”, cadastrado na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext). No primeiro semestre, foram prestados mais de 200 atendimentos, média de 15 por dia. Integrante do grupo de hipertensos e diabéticos, a aposentada Tereza Caetano da Silva tem se beneficiado da medicina complementar.

Ela conta que melhorou muito sua qualidade de vida. “São vários os benefícios. Antes, eu andava e sentia canseira. Agora, não tenho dores no tornozelo e no joelho, nem canseira eu tenho. Então, vou para todo lugar. Participo do grupo da caminhada”, pontua e diz que seu marido, filho e nora também são atendidos pela Estética e Cosmética. São empregadas técnicas de auriculoterapia, ventosaterapia e reflexoterapia podal. Ana comenta que os pacientes têm adorado e chega a formar fila em dia de atendimento, que neste semestre ocorre toda quarta-feira pela manhã.

As ações multidisciplinares da Estética e Cosmética envolvem diretamente a Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Farmácia. Hoje, o primeiro momento foi uma reunião com o grupo de pacientes crônicos (diabetes e hipertensão), com abordagens visando a qualidade de vida. Em seguida, os alunos se dividiram em grupos de atendimento e de visita domiciliar na casa de uma paraplégica que, entre outros males, sofre de infecção urinária. Embora já exista na UBS dados do quadro clínico da paciente, na visita é preenchido um questionário e as informações recebidas são trabalhadas em grupo.

Inicialmente, já se sabe que a cadeirante receberá a auriculoterapia, para tratar de sintomas do corpo através de vasos e canais situados na orelha, mediante estimulação com sementes de mostarda, que são de baixo custo e não invasivas, ao contrário de agulhas. É um tratamento que promove imunidade e melhora o emocional em questões como ansiedade, nervosismo e depressão. Para os estudantes envolvidos também são vários os benefícios, entre os quais, o aprendizado prático da aplicação de técnicas de terapias complementares e a compreensão da humanização em saúde pública. 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem