CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Exposição fotográfica homenageia o centenário de Prudente

Projeto “Ontem e Hoje”, feito por alunos e professores da Facopp, busca novos olhares fotográficos do cotidiano da cidade


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Pedro Prado Exposição fotográfica homenageia o centenário de Prudente
Exposição fotográfica ficará aberta à visitação até 1 de outubro, no Euromaket

A Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente (Facopp/Unoeste) iniciou nesta semana, no Euromarket, uma exposição de obras que resgatam a memória de pontos populares de Presidente Prudente. A exposição “Ontem e Hoje” apresenta fotografias reproduzidas por alunos e professores que se inspiraram em capturas feitas por Massuo Aoki, importante fotógrafo prudetino das décadas de 1980 e 1990. A exposição ficará aberta à visitação até o dia 1 de outubro.

A exposição tem como objetivo despertar o interesse das pessoas pela fotografia do cotidiano como forma de documentar patrimônios da cidade e como inspiração para as pessoas participarem do 1º Prêmio Facopp de Fotografia, que tem como tema justamente o Centenário Prudentino. As inscrições vão até 30 de setembro pelo site

Idealizado pela professora da Facopp, Maria Luisa Hoffmann, que já havia visto trabalhos semelhantes na capital, e pelo ex-aluno Fabio Prado, o trabalho “Ontem e Hoje” foi desenvolvido em 2016. Foi feita uma divisão de forma que cada dois alunos fossem orientados por um professor para a releitura de três fotografias de MassuoAoki. Os professores envolvidos no projeto foram Fabiana Alves, Gisele Tomé, Roberto Mancuzo e Paulo Miguel. 

O integrante do projeto e ex-aluno, Guilherme Suzuki, diz ter sido muito gratificante realizar o trabalho pela repercussão e pelo que representa para a memória da cidade. “Mesmo sendo um fotógrafo amador, seu trabalho foi executado sempre com precisão, por isso contribuiu muito para a história de Prudente. Então foi muito bom para aguçar nosso olhar sobre fazer fotos de diferentes pontos de vista do mesmo local que a fotografia original”, completou Suzuki.

A ideia de expor o trabalho partiu da ex-aluna da Facopp, Marlene Reverte, que participou da produção de alguns dos 28 painéis de fotos. Entre as mais de três mil fotografias do acervo MassuoAoki, foram escolhidas 30 para serem analisadas e relidas com exclusividade pelos alunos estagiários da Facopp. “O critério de escolha que usamos foi proximidade com o público e lugares que tinham como reconhecermos e acessarmos para a nova fotografia, mas algumas foram escolhidas como um desafio mesmo”.

A fotografia mais trabalhosa, segundo Marlene, foi uma em que auxiliou Danúbia Leite, produzida dentro de um prédio. Para fazerem a releitura, foi necessário falar com o síndico para descobrir qual era o apartamento, pedir autorização do dono e aguarda da janela o momento correto da posição do sol para executar a foto como no registro de Massuo.

Massuo Aokifoi foi um fotógrafo amador que ficou conhecido na região por registrar eventos do cotidiano prudentino, na década de 1990. Nascido no Japão em 1916, ele veio para o Brasil em 1925. Nos anos 70 foi membro do Clube Prudentino de Fotografia e possui um acervo que inclui cenas do cotidiano com foco na cidade e na família.

Serviço – A exposição “Ontem e Hoje”, com fotografias inspiradas no fotógrafo prudentino Massuo Aoki, está aberta à visitação no Euromarket, das 10h às 22h. A entrada é gratuita.

Por Leandro Nogueira, Raquel Siqueira e Tháila Sisa, da Facopp

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem