CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Farmacêutico na Praça orienta sobre cuidado com medicamento

Durante atendimento ofertado a populares foi aplicada pesquisa relacionada ao uso, armazenamento e descarte


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Farmacêutico na Praça orienta sobre cuidado com medicamento
Projeto Farmacêutico na Praça, no centro de Prudente

Cerca de 600 pessoas receberam serviços preventivos de saúde e orientação sobre cuidado com medicamento durante a sexta edição do projeto Farmacêutico na Praça. Foi durante a manhã de sábado (16), na praça 9 de Julho, no centro de Presidente Prudente. A realização do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) ocorreu simultaneamente em 28 seccionais e no plano local teve o apoio do curso de Farmácia da Unoeste. Também ocorreu a aplicação de pesquisa voltada para apurar procedimentos sobre uso, armazenamento e descarte de medicamento.

Os serviços prestados foram aferição de pressão arterial e teste de glicemia (diabetes), realizados por estudantes universitários orientados e acompanhados pela professora Rosângela Cristóvão Ferreira. A orientação envolveu profissionais farmacêuticos em atuação voluntária. Para o aposentado no setor da construção civil, Narciso Silva Leite, morador do parque Castello Branco, foi uma oportunidade de prevenção e de se informar no sentido de cuidar melhor da saúde. A maioria das pessoas que buscou atendimento foi de aposentados.

Conforme a diretora regional do CRF-SP, Rosilene Martins Viel, o projeto tem proporcionado esclarecimentos que são importantes e os atendidos agem como elementos multiplicadores, de tal forma que a cada ano aumenta o número de pessoas esclarecidas. Em casos de alteração de pressão ou do nível de glicemia acima do tolerado, ocorrem encaminhamentos para as unidades de saúde do município. Uma das orientações foi sobre riscos e consequências da automedicação.

A pesquisa aplicada pelo Conselho, que também será utilizada em estudos pelo curso de Farmácia, busca identificar qual o conhecimento das pessoas sobre uso de medicamento. O que se quer saber é se o uso ocorre de forma racional e quais os cuidados com armazenamento e descarte. Também estiveram presentes a vice-diretora regional, Nicácia de Ré, a presidente da comissão de ética, Joseane Lopes Trevisan Rodrigues, e os membros da comissão técnica, João Alfredo Gurgel e Kenowa Saito.

A estrutura do evento foi proporcionada pela Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) e houve o suporte da Sabesp com o fornecimento de água para beber. O projeto é voltado para solidificar junto à população a importância do farmacêutico enquanto profissional da área de saúde.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem