CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Pesquisadora participa do maior evento de saúde respiratória

Professora vinculada à Unoeste apresenta dois trabalhos em congresso realizado na cidade de Milão, na Itália


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Pesquisadora participa do maior evento de saúde respiratória
Aline Duarte Ferreira em frente a um dos pôsteres que apresentou

A especialista em fisioterapia respiratória, Aline Duarte Ferreira, participou do 27º Congresso da Sociedade Europeia Respiratória, o maior evento internacional dessa área.  Professora da Unoeste nos cursos de Fisioterapia e Biomedicina, a mestre em fisioterapia e doutoranda esteve em Milão, na Itália, para apresentar dois trabalhos em língua inglesa e na forma de pôster.

Para ela, foi uma oportunidade para atualização profissional e de ampliar a visão docente por meio de relatos de experiência de outros profissionais que atuam nessa área. “Esse é o maior congresso internacional na área de fisioterapia respiratória”, disse e complementou que a apresentação de trabalho enseja publicação em importante periódico científico de prestígio global.

A referência é sobre o European Respiratory Journal, cujo fator de impacto é 10.569 e publicar uma produção científica em tal periódico é uma demonstração de que os estudos apresentados no evento italiano representam resultados importantes para a área de saúde. Egressa da graduação na Unoeste, Aline fez o mestrado e agora faz o doutorado na Unesp, no campus de Presidente Prudente.

Um dos trabalhos que apresentou está vinculado ao doutorado, com a orientação da Dra. Dionei Ramos. Outro foi produzido junto ao curso de Fisioterapia e dois programas de pós-graduação stricto sensu da Unoeste: mestrado em Ciências da Saúde e mestrado em Ciência Animal, no qual recentemente o fisioterapeuta Thaoan Bruno Mariano defendeu a sua dissertação sobre efeito de exercício físico preventivo na remodelação cardíaca.

O estudo de Mariano teve a orientação da Dra. Francis Lopes Pacagnelli e contou com as colaborações das professoras mestres Ana Paula Coelho Figueira Freire e Ana Karênina Dias Almeida Sabela e, também, do então aluno e agora mestre em Ciência Animal, André Casanova de Oliveira, que fez parte da série de estudos para prevenir hipertensão pulmonar.

O congresso ocorreu de 9 a 13 deste mês e a participação de Aline está inserida no processo de internacionalização da Unoeste, que tem estimulado seus professores e alunos da graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância, a participarem dos mais diferentes eventos.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem