CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Projeto de saúde visual ultrapassa 20 mil alunos atendidos

Testes de acuidade visual e daltonismo são aplicados aos ingressantes do segundo ciclo do ensino fundamental


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Projeto de saúde visual ultrapassa 20 mil alunos atendidos
Teste de acuidade visual para alunos da Escola Maria Luiz Bastos

Entre as várias ações de responsabilidade social de caráter permanente, o projeto Saúde Visual do Escolar alcança neste mês de setembro mais de 20 mil alunos atendidos na rede pública estadual, antes mesmo de fechar o oitavo ano no final de 2017, para quando estava previsto alcançar tal marca. Motivo: em algumas escolas dobrou o número de alunos do 6º ano, em relação ao ano passado. É o caso da Escola Professora Maria Luiza Bastos, cuja previsão do atendimento desta terça-feira (19) era para 70 e foram 140 alunos.

Agora em setembro, os atendimentos ocorreram em cinco escolas e estiveram inseridos nas atividades vinculadas pela Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) à campanha de Responsabilidade Social da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), em busca pela obtenção, mais uma vez, do Selo da Responsabilidade Social creditado à Unoeste através de sua mantenedora: a Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec).

O projeto de saúde dos olhos foi implantado em 2010 por iniciativa do Lions Clube, sendo mantido em parceria com a Santa Casa, através do Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa, e a universidade na condição de responsável por aplicar, nas escolas, os testes de acuidade visual. Atividade desenvolvida por estudantes da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp), sempre orientados e acompanhados por professores. São testes de acuidade e de daltonismo.

São atendidos alunos ingressantes no segundo ciclo do ensino fundamental, que inicialmente era a 5ª série e atualmente é o 6º ano. O projeto dá continuidade ao serviço de oftalmologia prestado na rede pública municipal, que atende os alunos ingressantes do primeiro ciclo. Assim, o mesmo aluno recebe dois atendimentos no intervalo de cinco anos. Quando detectado algum problema nos testes, ocorre o encaminhamento para exame clínico com o médico do banco de olhos.

O aumento do número de alunos tem resultado em maior doação de óculos pelo Lions Clube Centenário, sendo que somente no primeiro semestre deste ano foram mais de 200, conforme a assistente social do banco de olhos Fátima Rota. Durante o referido período foram atendidos alunos de 14 escolas, restando para o segundo semestre 12 escolas, das quais quatro já tiveram os testes realizados em agosto (Fioravante de Menezes, Fátima Falcon, Clotilde de Barros e Mirella Desidere).

As de setembro foram: Fernando Costa, José Foz, Florivaldo Leal e Oracy Matricardi. Nos dois meses foram aplicados testes em 923 alunos e 116 irão passar por exames clínicos. Restam três escolas para serem visitadas ainda, em outubro: João Carlos Padilha de Siqueira, Celestina Teixeira e Maria Luiza Formozinho Ribeiro. Desde o início em 2010, até hoje foram 20.598 alunos atendidos.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem