CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Prudente atende mobilização nacional sobre doação de órgãos

Semana Nacional do Doador de Órgãos tem panfletagem, orientação e prestação de serviços à comunidade


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Prudente atende mobilização nacional sobre doação de órgãos
Início da panfletagem da campanha, feita por estudantes de Medicina

Começou nesta sexta-feira (22) e irá até o dia 30 deste mês a Semana Nacional do Doador de Órgãos. Em atendimento à mobilização proposta pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), em Presidente Prudente a abertura da programação ocorreu pela manhã na Estratégia de Saúde da Família (ESF), localizada no jardim Maracanã. A organização do Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa, da Santa Casa, envolve vários parceiros, incluindo o curso de Medicina da Unoeste, do qual um grupo de estudantes fez a primeira ação de panfletagem aos moradores das imediações da unidade de saúde.
 
O Dia Nacional de Doação de Órgãos transcorre em 27 de setembro e desde 2001 a associação promove, anualmente, campanha para conscientizar a população brasileira e construir uma cultura solidária de doação espontânea, com a família sendo informada sobre a intenção do doador, pois, diante da morte, caberá a ela permitir a retirada dos órgãos. Além da distribuição de panfletos na rede municipal e prestadores de serviços de saúde na cidade, na segunda-feira (25) será realizada palestra sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, às 14h na ESF da Vila Marcondes.
 
Na quarta-feira (27) será celebrada missa em ação de graças na capela da Santa Casa, alusiva à campanha, aos 88 anos dessa instituição hospitalar e aos 100 anos de Prudente, transcorridos no último dia 14.  No sábado (30), haverá prestação de serviços à comunidade na praça 9 de Julho: teste de glicemia (diabetes) e aferição de pressão arterial. Também será feita entrega de panfletos na praça e no calçadão da Maffei, das 9h às 13h. Os serviços serão prestados por estudantes de Medicina, juntamente com professores.
 
Durante a abertura oficial, conduzida pelo presidente do banco de olhos Irineu Sesti Filho e pela assistente social Fátima Rota, vários parceiros se pronunciaram. Nas falas se destacaram os transplantes de córneas e outros realizados em Prudente e a realização, desde 2010, do projeto Saúde Visual do Escolar, que também tem a parceria da Unoeste e já atendeu mais de 20 mil alunos de escolas da rede pública estadual na cidade. Em nome da Faculdade de Medicina falou a professora Larissa Gretter, destacando a importância da campanha.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem