CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Mercado de trabalho é tema discutido em evento da Biológicas

Semana acadêmica, que teve início na última quarta-feira (30) e segue até este sábado (2), conta com diversas atividades


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Erika Foglia Mercado de trabalho é tema discutido em evento da Biológicas
Este ano o evento teve recorde de inscrições de alunos do curso de Ciências Biológicas da Unoeste

Com recorde de inscrições e quase 90% dos alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas participando, a 4ª Semana da Biologia e o 5° Encontro de Egressos teve início na última quarta-feira (30) e segue até este sábado (2). Com a palestra “Educação em museus: Definições, especificidades e práticas”, o biólogo e supervisor do Museu de Microbiologia do Instituto Butantan, em São Paulo (SP), Adriano Dias de Oliveira, fez a abertura do evento na Torre de Cristal, no campus II da Unoeste.
 
De acordo com o palestrante, a ideia do tema escolhido para a abertura do evento foi mostrar aos estudantes o que é o trabalho de educação em museus, exemplificando de que forma o biólogo pode atuar nesta área. “Sou formado em Ciências Biológicas e quando era acadêmico tinha uma curiosidade muito forte sobre a natureza, os animais e as plantas. Poder relacionar este conhecimento com os museus, tendo a educação como interface, para mim foi uma identificação muito grande na época. Dividir isso com os futuros biólogos é meu dever”, explica.
 
O coordenador da graduação na Unoeste, professor Silvério Takao Hosomi, conta que a escolha dos temas abordados na Semana de Biologia é sempre baseada na preferência dos alunos. “Na finalização de cada edição já é feito um levantamento das áreas que os acadêmicos sentem necessidade em se aprofundar. Baseado nisso, fazemos a busca de pesquisadores que trabalham nesta temática que eles estão solicitando”, detalha.
 
Silvério informa ainda que para finalizar a semana acadêmica será realizada nesta sexta-feira (1) uma mesa redonda com o tema ‘As áreas de Atuação do Biólogo’, com a participação de profissionais, ex-alunos, estudantes e professores. “Além disso, no sábado (2) haverá uma confraternização entre todos os participantes, uma atividade importante para promover o contato entre atuais alunos e profissionais já colocados no mercado de trabalho, facilitando assim a inserção deles neste mercado”, salienta.
 
Parques – Com a participação da bióloga e gestora do Parque Estadual do Aguapeí, Natália Poiani Henriques, a palestra “Parques: Um campo de atuação para biólogos” foi realizada na noite desta quinta-feira (31), também na Torre de Cristal, no campus II.
 
Segundo a palestrante, o objetivo foi apresentar aos futuros biólogos algumas possibilidades de atuação nos parques, tomando como referência a rotina vivenciada no Parque Estadual do Aguapeí. “Neste sentido, foram abordados aspectos da gestão destes espaços especialmente protegidos, da elaboração de Plano de Manejo, da realização de pesquisas, de trabalhos voluntários, entre outros, resgatando alguns conceitos presentes da Lei n. 9.985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, para uma melhor compreensão do assunto”, conta.
 
Sobre a atuação do biólogo, grande abordagem durante a Semana de Ciências Biológicas, Natália salienta que o mercado é muito vasto e que o aumento na consciência ambiental da população brasileira amplia ainda mais as oportunidades para empregos. “Todavia, entendo que um dos dilemas do mercado de trabalho está no fato de que muitas das possibilidades de atuação do biólogo são compartilhadas por outros profissionais. Este cenário exige dos profissionais um diferencial, uma área de especialização, que se mantenham atualizados, em constante aprendizado”, finaliza a bióloga. 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem