CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste exerce papel transformador na história de Prudente

Representação da universidade é recebida com carinho na parada festiva dos 100 anos da cidade e na distribuição no bolo de aniversário no IBC


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Unoeste exerce papel transformador na história de Prudente
Participação da Unoeste na parada festiva do centenário de Prudente

Pelos 100 anos da fundação de Presidente Prudente, transcorridos nesta quarta-feira (14), a parada festiva do centenário atraiu mais de 20 mil pessoas para assistir o desfile de 5 mil pessoas representantes de 82 instituições, das 8h30 às 12h30. A Unoeste se fez representar por um grupo de funcionários, pela Bateria Desestrutura da Faculdade de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo (Fepp) e carros do Departamento de Comunicação. Durante o percurso de 1 km, na avenida Washington Luiz, a comitiva foi recebida com carinho, em reconhecimento ao papel transformador da universidade na  história da cidade.
 
A recepção em frente ao palanque onde estava o prefeito Nelson Bugalho e outras autoridades, a Unoeste foi enaltecida publicamente pelos seus 45 anos de expressiva contribuição com o desenvolvimento da cidade, enquanto maior estrutura universitária do oeste paulista, pela formação de mais de 90 mil profissionais e por projetar nacionalmente o nome de Prudente. “Em todo canto desse país você encontra um profissional formado pela Unoeste”, disse a locução oficial que reverenciou por mais de uma vez os fundadores da universidade: Agripino Lima e Dona Ana.
 
O sociólogo Luiz Antonio Sobreiro Cabreira vestiu a camisa da Unoeste e desfilou pela instituição onde leciona. Para ele, os 100 anos de Prudente consolida o sonho dos pioneiros e a visão daqueles que enxergaram as oportunidades em promover a prosperidade: comerciantes, prestadores de serviços, industriais, agropecuaristas, gestores públicos e trabalhadores em geral. O seu entendimento é de que a Unoeste mudou radicalmente a história da cidade, ao projetá-la nos cenários nacional e internacional, através do ensino, pesquisa e extensão.
 
Pela primeira vez em seus 23 anos de idade, o prudentino estudante de Engenharia Civil, Bruno Lara Raimundo esteve em um desfile de aniversário da cidade. Nunca tinha ido nem assistir. Ao ir pela primeira vez, desfilou como ritmista da Bateria Desestrutura, criada pela Atlética das Engenharias Unoeste, mas que atualmente é mantida por alunos de diferentes cursos. “Estou muito feliz. Me surpreendi: não sabia que vinha tanta gente”, disse e contou que viu nascer e crescer o bairro onde mora, o Ana Jacinta, que possui estrutura semelhante a de uma cidade.
 
“Vi o Ana Jacinta quando nem tinha asfalto. Hoje, tem ampla infraestrutura urbana. O bairro se desenvolveu e a cidade também. Prudente está se encontrando com Álvares Machado e não vai demorar para se encontrar com a Regente Feijó. É a maior cidade do oeste paulista e muito boa para morar. A Unoeste tem contribuído muito com tudo isso, formando profissionais e oferecendo sua contribuição em todos os setores”, comentou em tom de quem se orgulha de sua cidade e da universidade onde estuda, “fazendo um bom curso sem a necessidade de ter saído de Prudente”.
 
A chefe da bateria desestrutura Ana Carolina Janini cursa Arquitetura e Urbanismo e se diz muito honrada em se apresentar pela Unoeste na parada festiva do centenário, juntamente com estudantes da Medicina, Publicidade, Direito, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Jornalismo e outros. “Hoje, nossa bateria já não possui vínculo com a Atlética. Somos um grupo independente e para a manutenção dos instrumentos nos apresentamos em festas e shows. Recentemente fomos contratados para uma festa de 15 anos e no dia 22 deste mês nos apresentaremos no Balancê Clube, no lançamento de uma empresa de eventos”.
 
Foto: Ector Gervasoni Corte do bolo pelo prefeito Bugalho e Comissão do Centenário
Corte do bolo pelo prefeito Bugalho e Comissão do Centenário

Bolo de aniversário – Em atendimento à comissão organizadora dos festejos do Centenário de Prudente, o curso de Gastronomia da Unoeste produziu um bolo com 100 metros de comprimento, 10 centímetros de espessura e pesando duas toneladas; consumido por milhares de pessoas na tarde desta quarta-feira (14), no Centro de Eventos IBC. Com 400 bases de pão de ló (massa), foram utilizados cinco mil ovos, 120 litros de leite, 350 kg de recheio e 350 kg de cobertura. Desde o começo da semana, 50 alunos se revezaram na produção, tudo trabalhado com critérios de segurança alimentar, conforme o chef Ulisses Dias de Souza, também coordenador do curso.
 
O bolo foi montado até o meio dia, com as atividades iniciadas às 6h30. Até o horário de cortar, às 15h, foi feita a cobertura e a decoração. Houve a utilização do Laboratório de Panificação da Gastronomia e vários equipamentos foram transportados ao IBC, para finalização. O prefeito Nelson Bugalho ofereceu o primeiro pedaço a Souza, em agradecimento à participação da Unoeste, cujos alunos da Gastronomia distribuíram os pedaços de bolo para milhares de pessoas, juntamente com as equipe da Associação Comercial e Empresarial (Acipp), Grupo de Escoteiros Guayporé e Comissão do Centenário, com a organização do Tiro de Guerra.

O prudentino Luiz Faustino Sanches, de 65 anos, morador da Vila Tabajara, fez questão de comer do bolo por entender que a população merece festejar o centenário da cidade onde seu pai Antônio Cara Sanches foi um dos pioneiros, o conhecido Nico do Cinema, gerente do extinto Cine João Gomes. Oito pessoas da família de Ivanilde Ferreira Antunes Machado, incluindo netos e bisnetos, se deslocaram de ônibus circular do bairro Morada do Sol ao IBC e outras quatro foram de carro para comerem do bolo. “Valeu a pena. Está uma delícia. A Unoeste faz tudo bem feito. Há dois anos sou atendida pela fisioterapia da universidade”, comentou.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem