CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Aula a céu aberto: Civil visita obras do novo campus em Jaú

Futuros engenheiros visualizaram as etapas de fundações e montagem das estruturas pré-moldadas do projeto que possui 15 mil metros quadrados de área construída


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Aula a céu aberto: Civil visita obras do novo campus em Jaú
Canteiro de obras: acadêmicos do 8º termo da graduação complementaram na prática conhecimentos adquiridos em sala

O curso de Engenharia Civil da Unoeste proporcionou aos acadêmicos do 8º termo da graduação uma aula diferenciada. Dessa vez, os futuros engenheiros viajaram para Jaú (SP), onde conheceram de perto as obras de construção do novo campus da universidade. A visita técnica complementa as ações da disciplina Construção Civil I e foi realizada nessa segunda-feira (29).

Acompanhados pelo docente Guilherme Crepaldi Camarini, os futuros profissionais observaram atentamente cada detalhe do grande canteiro de obras, afinal, o projeto possui uma área total de terreno de 62 mil m², sendo 15 mil m2 de área construída. Quem repassou os aspectos técnicos aos universitários foi o engenheiro responsável pelo Departamento de Obras (DPO) da instituição, Fabricio Bonillo. “Estamos finalizando as fundações e a montagem das estruturas pré-moldadas”, explica Bonillo. Ele relata ainda, que as próximas etapas envolvem o capeamento das lajes, levantamento interno da alvenaria e fechamento total das esquadrias de vidro.

João Rodrigues da Rocha, 40, trabalha há duas décadas no setor de construção civil. “Após uma pausa de 16 anos fui incentivado a estudar pela minha esposa Lilian. Em 2015, comecei a graduação e o embasamento proporcionado pela universidade veio agregar à experiência que já possuo. Prestes a me formar, posso dizer que é um sonho de pedreiro que está se realizando”.

Sobre a viagem à Jaú (SP), o acadêmico destaca que o sistema construtivo pré-moldado chamou a sua atenção, principalmente pelas frentes de serviço em sequência. “Tivemos a oportunidade de observar todos os processos, desde o gabarito, cravação de estacas, arrasamento, formas, concretagem de blocos até a montagem”.
Em relação ao novo campus, diz que a amplitude do projeto encantou a todos. “Foi motivador conhecer o planejamento dessa obra nos seus mínimos detalhes como as salas arejadas com áreas de jardins e abertura entre os blocos, além da rampa central e dos elevadores que facilitarão a acessibilidade”.

De acordo com Camarini, a visita técnica é uma ação extensiva da graduação, que permitiu aos discentes assimilarem os conteúdos técnicos e teóricos ministrados em sala. “Esperamos contribuir com o desenvolvimento das competências e habilidades previstas no plano de ensino e trazer também vivências diferenciadas, que despertem a atenção e satisfação dos alunos”, conclui.
Foto: Cedida Amplitude do projeto do novo campus encantou os universitários de Presidente Prudente (SP)
Amplitude do projeto do novo campus encantou os universitários de Presidente Prudente (SP)

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem