CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Nutrição realiza projeto de prevenção à obesidade infantil

Fato gerador de preocupação mundial é trabalhado em Prudente com crianças de escolas públicas ou conveniadas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Nutrição realiza projeto de prevenção à obesidade infantil
Durante a atividade, as crianças foram alimentadas com frutas


Atualizada em 19/10/2018

Obesidade infantil é o problema crônico de maior prevalência entre as crianças do planeta. Acima do peso existem 41 milhões com até 5 anos de idade, conforme estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS). Ações governamentais e da iniciativa privada são voltadas para essa questão, a exemplo do que ocorre com o curso de Nutrição da Unoeste que vem desenvolvendo há anos um projeto de alimentação saudável, voltado à prevenção da obesidade em crianças.

A psicóloga Elaine Fernanda Dornelas de Souza, da disciplina de Psicologia Aplicada, conta que o público-alvo tem sido crianças até 7 anos, das escolas públicas ou conveniadas da educação infantil (berçário, maternal e pré-escola) e do ensino fundamental. No trabalho preventivo é utilizada encenação teatral e apresentação musical como atividades lúdicas voltadas para instruir mediante a diversão. Na sequência, ocorre uma maior interação, quando as crianças respondem várias perguntas sobre o tema encenado.

As instruções são feitas por estudantes do curso de Nutrição, que na tarde desta quinta-feira (18) estiveram no Centro de Educação Infantil São Vicente Pallotti, orientadas e acompanhadas pelas professoras Elaine e Patrícia Mizuno (nutricionista). Mantido pela Sociedade Civil Lar dos Meninos, o centro fica no Jardim Maracanã e atende 244 crianças de três meses a 3 anos e 11 meses, em convênio com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), conforme Leni Correa Fachiolli Pedro, pedagoga que está assumindo a direção.

Para as crianças do período da tarde e algumas que são atendidas em tempo integral, a apresentação utilizou os lendários personagens Lobo Mau e Chapeuzinho Vermelho, em versão apropriada para tratar de educação alimentar. O lobo come bolacha e doce à vontade, bebe refrigerante e ignora os alimentos saudáveis. Então, a menina do conto de fadas mostra que existem outras coisas para comer e beber, para crescer saudável, sem o problema da obesidade. As frutas fazem parte dessa alimentação.

Leni avalia como muito valiosa a contribuição do curso de Nutrição da Unoeste, inclusive por reforçar o trabalho desenvolvido pela coordenação pedagógica que utiliza cardápio elaborado por nutricionista, incluindo frutas e verduras disponibilizadas pela Horta Municipal. “Hoje, diante da praticidade e da facilidade de consumir salgadinhos e refrigerantes, o trabalho de orientação alimentar tem que ser constante, incluindo o estímulo ao consumo de salada”, comenta Leni.

Atendimento aos pais
Neste sábado (20), das 9h às 12h, será realizada a 2ª Mostra Pedagógica do centro, quando serão expostos trabalhos produzidos pelas crianças que estarão acompanhadas de seus pais. A professora Elaine conta que, em atendimento a solicitação da direção, haverá atividade de atendimento à prevenção de saúde dos pais. Pelo Programa de Aproximação da Prática Médica (Papp), estudantes do curso de Medicina irão prestar os serviços de aferição de pressão arterial e aplicação do teste de glicemia (diabetes), além de orientação para a prática de hábitos saudáveis.

 
Crianças recebem orientações para a educação nutricional
Em dois períodos desta sexta-feira (19), manhã e tarde, foram desenvolvidas ações do projeto Nutrindo para o Futuro. O serviço de orientações para a educação nutricional, em forma de piquenique, foi prestado para 120 alunos do ensino infantil (maternal) da Escola Municipal Sylvia Marlene Pereira Faustino, no conjunto habitacional João Domingos Neto, bairro da zona norte de Presidente Prudente. A iniciativa do curso de Nutrição da Unoeste envolveu os cursos de Odontologia e Fonoaudiologia.
Foto: Cedida Universitários orientam um dos grupos das crianças atendidas pelo projeto
Universitários orientam um dos grupos das crianças atendidas pelo projeto

A professora Márcia Carvalho Janini esteve a frente das atividades e conta que os resultados foram os melhores possíveis, com o incentivo ao consumo de frutas. Primeiro, foram trabalhos os sentidos das crianças de 1 a 3 anos de idade, que puderam apalpar (tato) e cheirar (olfato) banana, mamão, melão, laranja, melancia, morango e kiwi. Depois, degustaram. “A aceitação foi excelente”, afirma a professora e conta que dentre os objetivos do projeto de educação nutricional está a alimentação saudável.
 
Estimular o consumo de vitaminas, minerais e fibras também é uma contribuição à prevenção da obesidade infantil. Com o envolvimento de alunos dos três cursos, orientados e acompanhados por Márcia, a logística compreendeu o atendimento para 60 alunos de quatro salas às 8h30 e outros 60 alunos, também de quatro salas, às 14h30. Para a orientadora pedagógica Sheila Martins de Campos o piquenique foi muito importante, proporcionando às crianças a experimentarem algumas frutas fora do cardápio do dia a dia, especialmente o kiwi.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem