CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Obesidade: antibióticos podem ter ligação com ganho de peso

Amoxicilina está entre os medicamentos de amplo espectro que interferem na microbiota intestinal; tema marcou abertura do 9º Farmoeste e 24ª Jornada Farmacêutica


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Obesidade: antibióticos podem ter ligação com ganho de peso
Dr. Fernando De Sá Del Fiol pesquisa antibióticos há 25 anos e ministrou palestra sobre o assunto nessa segunda-feira (29)

“A amoxicilina é o antibiótico mais receitado pelos pediatras e estudos apontam que existe uma relação entre o uso desse tipo de medicamento e a obesidade, especialmente em crianças”. A afirmação é do Dr. Fernando De Sá Del Fiol, que pesquisa a antibioticoterapia há 25 anos. Pró-Reitor de graduação e assuntos estudantis da Universidade de Sorocaba (Uniso), o farmacêutico falou sobre o assunto após a abertura oficial do 9º Congresso Farmacêutico de Presidente Prudente (Farmoeste) e da 24ª Jornada Farmacêutica da Unoeste, promovidos pelo curso de Farmácia da universidade. A iniciativa foi realizada na noite dessa segunda-feira (29), no Teatro César Cava, campus I da universidade.
 
Segundo Del Fiol, a ligação entre os dois aspectos é relativamente nova. “Essas evidências alertam que crianças com até três anos, tratadas com antibióticos, possuem um risco maior de desenvolverem a obesidade. São dados preocupantes, ainda mais quando se refere a um remédio que você não pode abrir mão dele, por exemplo, não tem como tratar a otite ou pneumonia sem o antibiótico”, diz.
 
Ele explica que esse medicamento interfere na microbiota, antigamente conhecida por flora intestinal. “Antibióticos com ampla absorção estomacal não matam somente as bactérias que provocam doenças, mas também àquelas presentes nessa parte do nosso organismo, provocando desiquilíbrios que podem levar ao ganho de peso”.
 
Destaca que o papel do farmacêutico é conhecer o medicamento e as relações que ele possui com o ser humano, para que o remédio possa ser um amigo e não um inimigo. Acrescenta ainda que o grande desafio desse profissional é empregar o antibiótico minimizando os seus riscos e orientando os pais sobre os seus possíveis efeitos. “A atenção maior tem que ser com os macrolídeos e a amoxicilina. Mas como será possível fazer a reposição dessas substâncias? A resposta seria por meio do uso de novos medicamentos, que são ingeridos junto com o antibiótico e previnem a disbiose. Além disso, é possível a indicação de substâncias de pequeno espectro que são menos ligadas à obesidade”.
 
Del Fiol, que também é avaliador do Ministério da Educação (MEC), aproveitou para parabenizar o curso de Farmácia da Unoeste, pelos 40 anos de fundação. “Já visitei muitas universidades em todo o país e pouquíssimas vezes ou quase nenhuma, visualizei uma estrutura como a da Unoeste. Quero aproveitar para dizer que a graduação está de parabéns pela estrutura física, o corpo docente e o projeto pedagógico que oferece. São três aspectos que juntos formam bons profissionais e é isso que a instituição está fazendo”, conclui.
 
Foto: Gabriela Oliveira Mesa principal: Gleyciane (acadêmica), Danyelle (CRF-SP), Luis Ortega (coordenador Unoeste), Rosângela (Proext) e Gloriane (docente)
Mesa principal: Gleyciane (acadêmica), Danyelle (CRF-SP), Luis Ortega (coordenador Unoeste), Rosângela (Proext) e Gloriane (docente)

Solenidade de abertura – A mesa principal do Farmoeste e da Jornada Farmacêutica contou com a presença da Dra. Danyelle Cristini Marini, diretora-tesoureira do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), além de Luis do Nascimento Ortega (coordenador do curso), Gloriane Izabel Vojciechovski de Oliveira (corpo docente e comissão organizadora), Rosângela Cristovão Ferreira (extensão do curso) e a acadêmica Gleyciane Pires (atlética do curso).
 
“Esse ano é muito importante para nós, pois marca o jubileu de esmeralda da graduação. Atingimos a maturidade e para fechar com chave de ouro, conquistamos importantes reconhecimentos como o conceito máximo pelo MEC em avaliação in loco e a avaliação pelo Ranking Universitário Folha RUF 2018, que nos coloca como o 5º melhor curso particular do país. Sinto-me bastante honrado de estar à frente da coordenação e quero aproveitar também para agradecer todo o corpo docente, pois esses resultados são fruto de um trabalho coletivo”, destaca Ortega.
 
Ele comenta que os eventos comemorativos pelas quatro décadas do curso contam com a participação de acadêmicos e egressos. “Não deixamos de perder a garra e a vontade de fazer coisas novas. Tanto é que o tema que nortea a programação das atividades está ligado às ciências farmacêuticas, tecnologia e inovação. Queremos complementar tudo o que realizamos no dia a dia e despertar o olhar dos participantes às tendências da área”. Acrescentou que no jantar comemorativo será divulgado o nome do acadêmico que ganhará uma bolsa de intercâmbio. “Com esse gesto buscamos conectar os nossos estudantes ao mundo”.
 
Danyelle que é diretora-tesoureira do CRF-SP e comenta que é um prazer participar de um evento que foi elaborado com tanto carinho e também parabenizou a graduação pelas importantes conquistas. “Espero que os acadêmicos aproveitem ao máximo todas as atividades propostas, pois elas são únicas e podem trazer um aprendizado ímpar”.
 
Participações – O Dr. Antonio Bonfim, 27, é egresso da turma de 2012 e atua como consultor farmacêutico no Ministério da Saúde em Brasília (DF).  Nesta terça-feira (30), ministra palestra sobre a farmácia popular. “É muito gratificante voltar à Unoeste para celebrar o aniversário da graduação e falar um pouco sobre o meu trabalho”.
 
Do outro lado, na plateia estão as acadêmicas Carla Melo e Patricia Sarraipa, respectivamente do 5º e 8º termos. “Atividades como essas trazem mais conhecimento, complementam informações vistas em sala de aula, que podem ser importantes para a futura atuação”, diz Carla. “Estou com expectativas bem positivas para esses eventos, que nos incentivam a buscar desafios e aprendizados constantes”, pontua Patricia.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem