CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Alunos se envolvem em mutirão para melhorar ambiente escolar

Carteiras que estavam em espaço de produtos descartados serão reutilizadas para instalação de bicicletário


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Alunos se envolvem em mutirão para melhorar ambiente escolar
Mutirão de limpeza no espaço para produtos descartados pela escola

Como parte de processo para promover pertencimento em relação ao ambiente em que estão inseridos, alunos da Escola Estadual Professor Miguel Omar Barreto, no Parque Shiraiwa, estiveram envolvidos em mutirão de limpeza. Foi na manhã desta sexta-feira (9), no espaço de produtos descartados e que serão reaproveitados, a exemplo de carteiras escolares cujos ferros serão utilizados para instalação de bicicletário. Realizada com prazer por cerca de 30 alunos, a atividade foi conduzida pela professora Leila Maria Couto Esturaro e alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unoeste.
 
Lucas Rodrigues Garcia e Mikaias Oliveira Pereira, membros do grêmio estudantil, manifestaram satisfação por sentirem, mais intensamente, pertencentes à escola e, ao mesmo tempo, que ela pertence a eles. “Fazer isso aqui é para a gente mesmo”, afirmou Garcia que mora no Jardim Santa Fé. “Essa atividade liga mais a gente, uns aos outros e com o meio ambiente”, disse Pereira que mora no Jardim Tropical. Os meninos do 2º ano do ensino médio acreditam que irão levar para as comunidades onde moram e para suas vidas o aprendizado prático possibilitado nessa e em outras ações realizadas pela universidade.
 
Três estudantes de Engenharia Ambiental e Sanitária também colocaram a mão na massa: Danielli Chagas, Carolina da Silva e Fernando de Azevedo Almeida de Jesus. “Acho importante para aumentar o gosto pela escola e melhorar a aprendizagem”, opinou Danielle. “É um grande ganho essa transformação de um ambiente totalmente comprometido e um espaço de uso comum”, pontuou Carolina. “Deveria ter mais ações desse tipo nas escolas, de melhoria do meio ambiente e que tem impacto também em saúde, através da limpeza. Alguns resíduos foram jogados fora e vários outros serão aproveitados”, comentou Jesus.
 
No entendimento da vice-diretora Renata Portel Mendes de Oliveira o projeto desenvolvido pela Unoeste aproxima os alunos em atividades de equipe e aumenta o sentimento de pertencimento em relação à escola, proporcionando mais prazer em aprender, estando em um ambiente melhor, mais agradável. Em 13 anos de magistério estadual, iniciado em Jacareí, passando por Presidente Venceslau e estando em Presidente Prudente, Renata está vivenciando pela primeira vez intervenções externas para ajudar a melhorar uma escola e a comunidade estudantil mobilizada; com os alunos tendo a oportunidade de nova visão escolar e comunitária.
 
A professora Leila contou que em sua área de atuação, a escola recebeu o plantio de mudas de árvores e o mutirão de limpeza, sendo as duas próximas ações a instalação do bicicletário e a revitalização da área verde. O espaço para guardar bicicletas receberá uma estrutura que utilizará o ferro de carteiras descartadas, pelo mal estado devido ao tempo de uso, com o protótipo feito no curso de Arquitetura e Urbanismo e que será desenvolvido na serralheria da universidade. Outros produtos de descartes também serão reutilizados para bancos e coleta seletiva do lixo.
 
As várias intervenções na escola, em modalidade de extensão, envolvem ainda os cursos de Design Gráfico, Artes Visuais e Design de Interiores. O pontapé foi dado com a pesquisa-ação da geógrafa Ariane Barilli de Matos, no curso de Mestrado em Educação da Unoeste, orientada pela Dra. Raimunda Abou Gebran, voltada para questões ambientais e trabalhada inicialmente com os professores em Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC). “Trabalhar o pensamento crítico de alunos e professores sobre a consciência ambiental é algo que vai além da sala de aula”, disse Ariane.
 
Luli Hata, Yeda Maria Ruiz e Fabiane Lima Alves são outros professores envolvidos pela Unoeste em diferentes atividades, contando ainda com o apoio dos coordenadores dos cursos, do pró-reitor da Pesquisa, Pós-graduação e Extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi e da diretora da escola Maria das Dores Pereira Stadella. Iniciadas neste semestre, as atividade de extensão terão continuidade no ano que vem, conforme a professora Leila.

Foto: João Paulo Barbosa Separação das carteiras a serem reaproveitadas para fazer o bicicletário
Separação das carteiras a serem reaproveitadas para fazer o bicicletário


Encontro
O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unoeste foi representado no 2º Encontro Sul Brasileiro de Engenharia Ambiental e Sanitária pelos professores Élson Mendonça Felici, Leila Maria Sotocorno e Silva e Isabela Marega Rigolin Fuzeto. Evento realizado recentemente em Foz do Iguaçu (PR) por dez associações da classe no Paraná, Santa Catariana e Rio Grande do Sul. Participaram mais de 400 profissionais.
 
Além de participarem da programação geral, os professores vinculados à Unoeste apresentaram trabalhos de pesquisas desenvolvidas em iniciação científica por seus alunos. Também fizeram visita técnica à Usina Hidrelétrica de Itaipu, líder mundial em produção de energia limpa e renovável, instalada no rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Foram recepcionados pela engenheira ambiental Thiciane Guilhem Peres, egressa da Unoeste.
 
Leila participou ainda de dois fóruns realizados pelo evento: o de coordenadores e o de entidades de classe. Além das visitas técnicas, fóruns e apresentações de trabalhos científicos, o encontro contou com ampla programação que teve ainda mesas-redondas e minicursos. O encontro ocorreu no Golden Park International e teve, entre os apoiadores, a Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem