CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Desenvolvimento do Pontal faz parte de debate internacional

Fórum realizado na Colômbia discute agenda latino-americana de políticas públicas para territórios rurais


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: cedida Desenvolvimento do Pontal faz parte de debate internacional
Dra. Alba Arana junto ao painel do fórum e do congresso na Colômbia

A região da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, da qual faz parte o território do Pontal do Paranapanema, está inserida no debate internacional de desenvolvimento de territórios rurais da América Latina e do Caribe. As discussões voltadas ao fomento de políticas públicas recebe a contribuição de um modelo único no Brasil: a Rede UniParanapanema, que está em desenvolvimento pelo Grupo de Trabalho das Instituições de Ensino Superior (GT-IES), do qual a Unoeste faz parte.
 
Integra o grupo a Dra. Alba Regina Azevedo Arana, pesquisadora vinculada à Rede Brasileira de Pesquisa e Gestão em Desenvolvimento Territorial (Rete-Brasil) e coordenadora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. Entre oito pesquisadores brasileiros, Alba representou a região sudeste do país no 12º Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial e no 5º Congresso Internacional de Gestão Territorial para o Desenvolvimento Rural.
 
Os eventos aconteceram em Bogotá, a capital da Colômbia, de 6 a 9 deste mês. Foram realizados pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) que atua em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO-ONU). Além da Rete-Brasil, o fórum e o congresso tiveram o envolvimento das redes de Gestão e Desenvolvimento Territorial da Colômbia e do México, da Universidade Javeriana e da Universidade Nacional da Colômbia.
 
Os apoios foram da União Europeia e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Na condição de convidada, Alba participou de diferentes atividades, incluindo, especialmente, as mesas de diálogos. Sua apresentação oral recebeu o título de Políticas de Desarrollo territorial a partir de la unidad hidrográfica: Red UniParanapanema. Em forma de posters, no espaço mercado de saberes, apresentou boas práticas de desenvolvimento territorial.
 
“Os eventos tiveram como principal propósito fomentar um debate que contribua para a construção de uma agenda país e uma latino-americana, em que os territórios rurais e seus principais atores possam superar sua condição periférica nas políticas públicas e possam participar como protagonistas de um processo que reposicione o mundo rural no marco de desenvolvimento dos países e na formulação de políticas públicas”, comenta Alba.
 
A Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema tem 247 municípios, dentre os quais 32 da região do Pontal com sede em Prudente, o que representa 12,45%. A população regional é de 620.953 habitantes, o equivalente a 13,21% da população geral de 4,7 milhões nos 115 municípios de São Paulo e 132 do Paraná. São seis comitês que atuam como Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRH), formados por representantes de órgãos públicos, empresas, universidades e outras instituições.
 
Entre as instituições envolvidas na formação da Rede UniParanapanema, a Unoeste é a única particular. As demais são os campi da Unesp em Prudente e Assis, a Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp). Assim que consolidada, a rede buscará aporte financeiro junto agências de fomento para a produção de novas pesquisas que apresentem soluções aos mais diferentes problemas da bacia hidrográfica.
 
Alba diz que o Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional tem prestado significativas contribuições, as quais poderão ser ampliadas com a rede. Sobre os eventos internacionais comenta ter sido muito importante, por ter proporcionado, além do intercâmbio de ideias, a consolidação das parcerias de pesquisa com as outras redes da Colômbia e do México. “Os eventos contaram com cerca de 300 participantes, sendo mais de 100 estrangeiros da América Latina, América Central e Europa”, pontua.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem