CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Projeto irá contribuir com a educação na região do Pontal

Processo formativo de professores poderá melhorar ensino e aprendizagem, mediante metodologias ativas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Pedro Silva Projeto irá contribuir com a educação na região do Pontal
Participantes da reunião em Mirante, no momento da fala do Dr. Guelfi

Novo projeto de contribuição para a melhoria da educação no Pontal do Paranapanema começa a ser implantado junto a Diretoria de Ensino – Região de Mirante do Paranapanema. Uma iniciativa voltada para contribuir com o processo de formação continuada de professores da rede pública, com a finalidade de aprimorar os processos de ensino e de aprendizagem, incluindo ações na área do envolvimento familiar. O projeto “Ensino e Aprendizagem no Território do Pontal” foi apresentado nesta sexta-feira (9) pela Unoeste à dirigente substituta, supervisores, coordenadores pedagógicos, diretores professores.
 
A supervisora de ensino Joceli Sevilha Gonçalves Barbeto, atualmente respondendo como dirigente substituta nas férias do titular Enio Magro, diz que o projeto é visto como um presente e que irá contribuir com a educação na região com mais de 8,7 mil alunos em 30 escolas de oito municípios. Conta que os entendimentos foram iniciados no primeiro semestre deste ano, quando foi firmada a parceria do projeto Educação do Campo no Pontal do Paranapanema, também de formação continuada de professores para atender a realidade da clientela ligada a cerca de 18 mil trabalhadores da agricultura familiar, a maioria em assentamentos da reforma agrária.
 
Dados disponibilizados pela Diretoria de Ensino foram trabalhados na formulação do novo projeto junto à Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação (Faclepp), ao curso de Psicologia e ao Programa de Mestrado em Educação, vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) e ainda com o envolvimento da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), pelas quais respondem o Dr. Adilson Eduardo Guelfi. “O projeto atende o Método de Melhora de Resultado (MMR), aplicado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo”, contam a diretora da Faclepp, Dra. Maria Helena Pereira Mirante, e a professora doutora Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, que também leciona no mestrado.
 
“Fizemos a análise dos dados, identificamos no que podemos contribuir com o processo formativo de professores, envolvendo metodologias ativas e tecnologias, além de ter o comprometimento na área da família, com a professora Dra. Camélia [Santina Murgo Mansão] do curso de Psicologia e do mestrado em Educação”, disse Danielle após a reunião em Mirante, pela manhã, ainda com a participação pela Unoeste da coordenadora de ações extensivas gerais Cidinha Martines e na organização do encontro na Diretoria de Ensino com o envolvimento da coordenadora do Núcleo Pedagógico, Ivani Aparecida Souza Pereira.
 
Para Guelfi, foi uma reunião muito proveitosa para o alinhamento das pretensões da Diretoria de Ensino com a contribuição proposta pela Unoeste, “que atinge as expectativas de solução para os problemas que eles tinham identificado e que representa mais uma contribuição de impacto social da universidade na comunidade ao seu entorno”. Outro alinhamento será feito com a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores “Paulo Renato Costa Souza” (Efap), mantida pela secretaria estadual da Educação que oferece cursos para 270 mil professores vinculados a 91 Diretoria de Ensino e em 5,3 mil escolas.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem