CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Projeto promove a redução de peso e o aumento da autoestima

Tratamento de obesidade envolve os cursos de Fisioterapia e Nutrição com serviços gratuitos a usuários do SUS


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Projeto promove a redução de peso e o aumento da autoestima
Professora Marcela fez a entrega de kits com verduras e ervas aromáticas

Projeto de extensão destinado a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimentos gratuitos, com múltipla orientação profissional, para emagrecer com saúde. Os serviços prestados pelos cursos de Fisioterapia e Nutrição da Unoeste contribuem com a redução de peso e o aumento da autoestima.

Implantada no ano passado, a proposta está aberta para 20 indivíduos e neste segundo semestre foram seis os contemplados com atendimentos individuais e também em grupo, como ocorreu nesta quarta-feira (5), em confraternização de final de ano e de reafirmação do compromisso de manterem a vigilância do peso durante o recesso.

As professoras Marcela de Andrade Bernal Fagiani e Cristina Atsumi Kuba fizeram do encontro mais um momento de cuidados com a saúde, ensinado na prática e dando a receita da produção de alimentos funcionais, sem utilização de açúcar. Também foi ofertado um kit de verduras e ervas aromáticas produzidas na horta da universidade.

Estiveram envolvidas as três estudantes inseridas no projeto: Karianne Delalibera Hinokuma, Izabela da Sanção Grigoletto e Pamela Fernanda dos Santos Franco, as quais atuam diretamente no atendimento nutricional e na elaboração dos cálculos nutricionais e das dietas, orientadas e acompanhadas pelas professoras.

O processo de integração de diferentes áreas da saúde começa com a avaliação do médico cardiologista do setor de saúde pública, que faz o encaminhamento ao curso de Fisioterapia, para a professora doutora Renata Aparecida de Oliveira Lima que, por sua vez, encaminha para as professoras do curso de Nutrição.

Na avaliação nutricional são auferidas as medidas antropométricas, tais como o Índice de Massa Corporal (IMC), peso atual, peso ideal, altura, dobras cutâneas e bioimpedância de acordo com as particularidades de cada indivíduo, por conta de que a obesidade é uma doença multifatorial.

Os objetivos gerais do projeto estão voltados para proporcionar aos indivíduos com obesidade o atendimento nutricional completo e com qualidade, no sentido de promover melhora na qualidade de vida e nas condições de saúde. Existem outros objetivos que são específicos e os serviços são prestados na Clínica de Nutrição da Unoeste.

“As dietas são adequadas de acordo com a patologia, a necessidade de cada pessoa e a condição financeira”, explicam as professoras Marcela e Cristina e contam que os atendidos são gratos e felizes com a perda de peso, a redução de dores, o bem-estar e a autoestima elevada.

Os participantes têm conseguido evoluir em relação à composição corporal, minimizando os efeitos danosos causados pela obesidade, com maior controle da hipertensão arterial, glicemia e colesterol; incluindo a consciência de manterem bons hábitos alimentares.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem