CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudo com menores infratores resulta em publicação especial

Produção feita na especialização obtém caráter internacional pela língua inglesa e colaboração de australiana


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Estudo com menores infratores resulta em publicação especial
Jéssica (foto) foi orientada por Pessoa e recebeu a contribuição de Dorothy

A Unoeste comemora a conquista de Jéssica Balisardo que, ao concluir a especialização “Intervenções psicossociais em contextos de vulnerabilidade”, conseguiu a publicação resultante de sua pesquisa para a monografia de conclusão de curso. Conforme a coordenadora pedagógica Célia dos Santos Silva, o artigo foi publicado em número especial da revista Práticas Psicossociais, somente com textos redigidos na língua inglesa. Uma publicação da Universidade Federal de São João del-Rei  (UFSJ), em Minas Gerais.
 
A análise sobre percepção que adolescentes em conflito com a lei têm em relação à polícia resultou na produção orientada pelo professor Dr. Alex Pessoa e recebeu a contribuição da pesquisadora australiana Dorothy Bottrell. O estudo teve o objetivo de compreender as percepções que adolescentes envolvidos em atos infracionais têm sobre a polícia, bem como averiguar como o contexto de violência policial implica no processo de criminalização do grupo de meninos atendidos por um Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), de uma cidade do interior paulista.
 
Foi realizado um estudo qualitativo com nove adolescentes cumpridores de medidas socioeducativas e nas abordagens foram buscadas informações para compreender as dimensões psicossociais de suas vivências dentro de um modelo sistêmico, no qual se tem uma relação histórica de situações bem conturbadas. Os sujeitos da pesquisa revelaram descrédito na instituição policial, pela violência e preconceito; de acordo com os resultados do estudo. Jéssica conta que muitos consideram a existência de policiais corretos, mas dizem que, mesmo assim, nunca se sentiram protegidos.
 
Em síntese, a pesquisa revela a falta de garantia dos direitos recomendados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), conta Jéssica que fez a graduação em Psicologia na Unoeste, na turma de 2014; fez a especialização em 2016/2017; que entende ter se preparado ainda mais para o mercado de trabalho, a partir de uma carga teórica mais ampla e a obtenção de uma posição mais crítica; e que vê no estímulo à produção de uma boa pesquisa um diferencial capaz de contribuir com o início de sua carreira, projetada para atuar na área clínica. Um estudo inserido no processo da internacionalização da Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem