CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Gestores e corpo docente são estimulados para o ano letivo

Encontro Pedagógico mobiliza comunidade acadêmica e fomenta o sonho de tornar a Unoeste ainda melhor


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Gestores e corpo docente são estimulados para o ano letivo
Cerimonia de congraçamento do Enped, no Espaço Solarium

Como parte das amplas atividades do Encontro Pedagógico de Docentes da Unoeste (Enped) 2018, na noite desta quarta-feira (31) ocorreu à cerimônia de congraçamento, no Espaço Solarium, campus II da universidade. Essa mobilização da comunidade acadêmica envolveu cerca de 550 profissionais, a maioria professores. Na manhã do mesmo dia foi realizada a reunião mensal da Pró-reitoria Acadêmica (Proacad). Em ambos os momentos, a exemplo do ocorrido nos demais, gestores e docentes foram orientados e estimulados para o trabalho em mais um ano letivo. Houve fomento ao sonho de tornar a Unoeste ainda melhor, sendo que atualmente é a 1ª da Região, 2ª do Estado de São Paulo e a 5ª do Brasil entre as particulares.

Em nome da reitora Ana Cristina de Oliveira Lima, o pró-reitor acadêmico Dr. José Eduardo Creste discorreu sobre o cenário atual e falou sobre as perspectivas para a Unoeste que entra no ano de seu 46º aniversário ofertando mais de 60 cursos de graduação, mais de 100 de pós-graduação, incluindo seis mestrados, dois doutorados, e com mais de 20 mil alunos nos ensino presencial e a distância, contabilizando mais de 80 mil egressos espalhados pelo Brasil e até pelo mundo. Com mais de dois mil funcionários, entre eles mais de 800 professores, doutores (27%), mestres (57%) e especialistas (19%). Índices superiores à média das 2,3 mil instituições de ensino superior do país, que são respectivamente os seguintes: 20%, 47% e 33%.            

Vários cursos da Unoeste estão entre os melhores de São Paulo e do Brasil, apontados em ranking oficiais. Ao apresentar os dados, Creste contou que o processo de expansão aguarda em breve a autorização do Ministério da Educação para começar os cursos de Medicina em Jaú e Guarujá. Em todos os campi estão previstos mais cursos presenciais, o fortalecimento do ensino a distância e a continuidade do processo de internacionalização da universidade, além de grandes investimentos como o da autossuficiência em produção de energia fotovoltaica para os campi I e II. A mensagem de Creste foi a de continuar praticando ensino com qualidade para formar não somente profissionais, mas cidadãos voltados em ajudar a construir um mundo melhor.

O pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi falou das preocupações com o plano de desenvolvimento institucional, que visam aprofundar as dimensões universitárias, potencializar os relacionamentos em geral, priorizar a qualidade do trabalho e competências, ampliar e promover a inovação e o empreendedorismo, e aperfeiçoar a internacionalização, no sentido de abrir fronteiras para o mundo, tanto no sentido de enviar quanto de receber estudantes e pesquisadores. Sua mensagem foi de afetividade, ao dizer do vazio nos campi sem as presenças de professores e alunos durante o mês de janeiro, o que provoca o sentimento de saudade do efervescer acadêmico. Enalteceu o trabalho dos professores enquanto agentes promotores do desenvolvimento profissional e social dos alunos.

Foto: João Paulo Barbosa Francis, Del Trejo, Guelfi, Creste, Frei Jacó e Darcy
Francis, Del Trejo, Guelfi, Creste, Frei Jacó e Darcy
Os pronunciamentos da noite foram abertos pelo Frei Jacó Silva, diretor administrativo da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, gestora do Hospital Regional “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo” que é parceiro da Unoeste. O religioso promoveu uma dinâmica de bom relacionamento entre os presentes e ofereceu palavras de incentivo ao melhor desempenho do processo ensino e aprendizagem, incentivando os professores a irem além do compromisso profissional para estabelecer com aluno uma relação de respeito, amizade, amor, esperança e fé. Para a mesa do cerimonial foram convidados, em nome dos gestores de cursos, o diretor da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp) Moacir Del Trejo e, em nome dos professores, a Dra. Francis Lopes Pacagnelli.

Em nome da reitoria, a funcionária da Proacad Lucimara Carvalho de Andrade Sanches conduziu o momento surpresa do evento: uma homenagem à professora Darcy Aparecida Alessi Delfim, coordenadora pedagógica institucional e que atua na Unoeste desde o início de suas atividades, idealizadora do Enped e que este ano chega à décima edição. Houve dois momentos culturais: com a apresentação musical do Doispraum, formado por Bê Ogata e Diego Guita; e a pintura de uma tela pelo artista plástico e professor de artes Josué Pantaleão. O quadro foi sorteado ao final e ocorreu um gesto muito lindo da professora Denise Pena Quintanilha ao solicitar novo sorteio, por ter sido a contemplada do ano anterior, de tal forma que o presente ficou com o professor Alexandre Alves dos Santos. O evento foi encerrado com coquetel servido pelo curso de Gastronomia.

Proacad e oficinas – Na reunião da Pró-reitoria Acadêmica, durante toda manhã no campus II, foram tratados de vários assuntos de interesse interno e de ações externas. Estiveram na pauta o Serviço Universitário de Apoio Psicopedagógico ao Estudante (SUAPp), Serviço de Apoio Pedagógico ao Professor (SAP), Núcleo de Apoio ao Estudantes (NAE), internacionalização, busca de fomento para iniciação científica, crescimento do número dos projetos de pesquisa, atividades de extensão, Escritório de Apoio à Pesquisa e Inovação (Eapi), reestruturação dos cursos de extensão, e balanço de 2017 e preparação da edição 2018 do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe).

As oficinas de terça-feira (31) foram: 1- Organização dos projetos de iniciação científica, ministrada pelo Dr. Alex Pessoa; 2- Cinema, autismo e educação, pela Dra. Maria de Lourdes Zizi Trevizan Peres; 3- Autorregulação da aprendizagem e desempenho acadêmico no ensino superior, pela Dra. Camélia Santina Murgo; 4- Elaboração de casos clínicos, por Maria Aparecida da Silva; 5- A metodologia peer instruction aliada à tecnologia digital de informação e comunicação, pelas doutoras Raquel Rosan Christino Gitahy e Danielle Aparecida do Nascimento; 6- Competências e habilidades – plano de ensino e plano de aula, pela Dra. Maria Eliza Nogueira Oliveira; 7- Estágio curricular supervisionado e a formação do professor da educação básica – tecendo a relação teoria e prática, por Claudinete Maria dos Santos; 8- Aprender Unoeste, por Ana Lúcia Siqueira; e 9- Capacitação para disciplinas semipresenciais, por Dayene Miralha de Carvalho Sano. O Enped terminará neste sábado (3) com a oferta dos cursos Didática no Ensino Superior, por Olga Maria Andrade Pereira Boscoli, e novamente o Aprender Unoeste.

Enade – Sobre como interpretar os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), o consultor Dr. Alexandre Nicolini, conduz uma oficina para professores e coordenadores, inicia nesta quinta-feira (1º) e que prossegue até amanhã. Estão sendo abordados assuntos com foco no papel estratégico, a análise de resultados e plano de ação para o Enade.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem