CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Jaú recebe ajuda da Unoeste para solucionar grave problema

Pesquisador sugere aos gestores públicos atuação em rede voltada à prevenção de suicídios na adolescência


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Jaú recebe ajuda da Unoeste para solucionar grave problema
Dr. Alex Pessoa: orientação para o trabalho em rede

Em razão dos índices de suicídio na adolescência no município de Jaú, gestores públicos solicitaram a contribuição da Unoeste para encontrar uma solução ao grave problema. Durante à tarde desta quinta-feira (23) houve o encontro de dirigentes e técnicos das secretarias municipais de saúde, assistência social e educação com o pesquisador vinculado ao Programa de Mestrado em Educação, o psicólogo Dr. Alex Pessoa.
 
Ao expor sobre as incidências de suicídio na adolescência, dos comportamentos indicativos dessa prática e da importância de ações preventivas em rede, Pessoa sugeriu a articulação e atuação permanente dos setores pertinentes. Foi no auditório do Centro Integrado de Desenvolvimento Educacional Prefeito Waldemar Bauab (Cide) e participaram mais de 200 pessoas.
 
A articulação do encontro ocorreu junto ao curso de Medicina que a Unoeste está instalando em Jaú, mediante a aproximação com a Secretaria Municipal de Saúde. Conforme a pesquisadora e também psicóloga Dra. Camélia Santina Murgo, houve a intervenção da direção e coordenação da Faculdade de Medicina, do pró-reitor acadêmico Dr. José Eduardo Creste e do pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi.
Foto: Cedida Izilda, Camélia, Ana Carolina, Pessoa e Renata
Izilda, Camélia, Ana Carolina, Pessoa e Renata

“A palestra do Alex [Pessoa] foi muito bem recebida e tinha a recomendação da administração municipal de Presidente Venceslau para os gestores de Jaú”, disse Camélia que acompanhou a atividade na condição de professora da Medicina, no qual está prevista intervenção nessa temática e projetos de pesquisa junto à comunidade jauense. Comentou que a sugestão de Pessoa para o trabalho em rede compreende o envolvimento das secretarias municipais, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Atenção Psicossocial (Caps).
 
Estão envolvidos na busca de solução dos problemas o secretário de Saúde, Wagner Brasil de Barros; a secretária de Assistência Social, Maria Izilda Mattar; e a secretária de Educação, Daltira Maria de Castro Piragine Tumolo, representada por Renata Cristina Nunes Valbueno Surian. A gerente da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Carolina de Andrade Martins, se manifestou em nome de todos os envolvidos para elogiar a capacidade intelectual de Pessoa, classificando sua palestra como “brilhante, coesa e objetiva”; afirmando que a partir desse encontro terão condições de levar adiante a sugestão do trabalho em rede para solucionar o problema.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem