CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Pesquisadores debatem plano para mobilidade internacional

Assessora de relações interinstitucionais expõe a projeção para este ano, compreendendo várias ações


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Pesquisadores debatem plano para mobilidade internacional
Pesquisadores participantes da reunião sobre mobilidade internacional

Para discutir mobilidade internacional cerca de 50 pesquisadores vinculados aos mestrados e doutorados ofertados pela Unoeste estiveram reunidos nesta quinta-feira (8) com a assessora de relações interinstitucionais Adiane Mitidiero. Conforme o pró-reitor Dr. Adilson Eduardo Guelfi foi um encontro muito positivo sobre as possibilidades de a universidade enviar e receber estudantes e professores, geralmente vinculados a projetos de pesquisa, de diferentes nacionalidades.

O plano de ação da internacionalização projetado para 2018 está sustentando no tripé cultura, mão dupla e transparência. Para a disseminação da cultura estão em andamento atividades de divulgação, diálogo, relacionamento e treinamento. Convênios e currículo entram na questão da mão dupla. A transparência reside na política de mobilidade e no fato de que são processos caros. A fala da assessora foi bem recebida, pautada na exposição do plano e no estímulo ao avanço da mobilidade internacional que deve ser vista não somente como algo importante, mas essencial.

As iniciativas dentro do processo da internacionalização da Unoeste, devidamente em sintonia com exigências da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), compreendem ações como a implantação do Centro de Línguas, inicialmente com a oferta do inglês básico em dois anos e o curso de português para estrangeiros; a criação de canal em rede social para divulgação de bolsas, convênios, relatos de experiência e outras questões de interesse geral da comunidade acadêmica.
Foto: João Paulo Barbosa Dr. Guelfi e Adiane Mitidiero
Dr. Guelfi e Adiane Mitidiero

O encontro serviu também para que pesquisadores pudessem compartilhar algumas de suas experiências, no que ficou evidente o quanto o corpo docente de cada mestrado ou doutorado tem obtido excelentes resultados em intercâmbios, congressos e publicações científicas; das várias possibilidades de parcerias já trabalhadas e da sustentação de uma política de mobilidade internacional pela Unoeste, em consonância com a Capes.

Adiane foi contratada recentemente pela universidade, por conta de sua trajetória profissional e pessoal, de alguém que começou muito cedo a buscar vivências internacionais, desde a adolescência como atleta de ginástica rítmica desportiva. É advogada, com formação pela USP, e mestre em Direito Internacional e Europeu pela Universidade de Rouen, na França, onde também fez pós-graduação em Administração de Empresas, com oito anos de experiência internacional.

É fundadora da consultoria especializada em internacionalização de negócios e mobilidade de pessoas INBrasil – Making it easier, do negócio social Mulher com foco no empoderamento feminino, e da VivoO, com foco no mercado religioso. Criadora de programas de desenvolvimento e empreendedor e que se apresenta como advogada por formação, empreendedora por vocação, palestrante por paixão e sonhadora por natureza.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem