CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Evento discute ética no exercício da medicina

1º Simpósio de Ética e Medicina Legal da Amlesp In Memorian Professor Agripino de Oliveira Lima Filho foi realizado no último sábado (10), no HR


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Fabio Reis Evento discute ética no exercício da medicina
Evento foi realizado no Anfiteatro do HR


Atualizada em 12/03/2018, às 14h35

Discutir sobre a ética no exercício da Medicina foi o objetivo da Liga Acadêmica de Medicina Legal da Unoeste, que realizou no último sábado (10) o 1º Simpósio de Ética e Medicina Legal da Associação dos Médicos Legistas do Estado de São Paulo (Amlesp) In Memorian Professor Agripino de Oliveira Lima Filho. Aproximadamente 140 pessoas participaram do evento, que ocorreu no Anfiteatro do Hospital Regional de Presidente Prudente.

O presidente da Amlesp, João Roberto Oba, foi um dos palestrantes e destacou a importância do zelo pela relação médico/paciente. “A ética para os estudantes evita uma futura sindicância quando estiverem atuando no mercado de trabalho. Ela precisa ser praticada no exercício diário da profissão, tomando cuidando com as informações, principalmente com a exposição nas redes sociais, pois o paciente precisa ser preservado”, destaca Oba.

Para a docente do curso de Medicina e uma das organizadoras do evento, Dra. Rita Higa, o intuito do simpósio foi alcançado, graças à parceria da Unoeste com o HR, a Amlesp e o Cremesp. “A nossa luta tem sido mostrar que nosso curso e o hospital estão preocupados no cuidado médico de ver o outro. A medicina legal tem esse intuito. E a Amlesp abraçou essa ideia e pudemos oferecer gratuitamente essas informações para que tenhamos cada vez mais médicos sábios e éticos. Tivemos uma excelente adesão e esperamos que esse conhecimento saia da sala de aula”, pontua a docente.

Foto: Fabio Reis Aizenaque Grimaldi de Carvalho, Ederli Marinalva de Azevedo, Rita Higa, João Roberto Oba, Luiz Frederico Hoppe e Renan dos Santos
Aizenaque Grimaldi de Carvalho, Ederli Marinalva de Azevedo, Rita Higa, João Roberto Oba, Luiz Frederico Hoppe e Renan dos Santos
Na oportunidade, os temas discutidos foram os honorários médicos e periciais, declarações de óbitos e a atuação dos conselhos na fiscalização do exercício da profissão. Essa discussão é muito importante para os futuros profissionais, conforme explica a coordenadora da extensão do curso de Medicina, Dra. Luciana Calvo. “A extensão da faculdade com esses simpósios e debates é essencial para ampliar o ponto de vista do trabalho médico sobre como exercer, na prática, o que está na teoria”, pontua.

Situação reforçada pelo vice-corregedor do Cremesp, Dr. Aizenaque Grimaldi de Carvalho. “Não existe você falar e trabalha com a Medicina sem estar fundamentado na ética. O trabalho do Conselho Regional de Medicina (CRM) é orientar esses profissionais e acadêmicos a trabalhar de uma forma respeitosa com o paciente, sempre atentando para proteger a integridade dessa pessoa e também a carreira do médico”.

Homenagem – O evento fez uma homenagem ao professor Agripino de Oliveira Lima Filho, ex-chanceler e fundador da Unoeste, que faleceu no dia 7 de março. Na oportunidade, houve uma apresentação sobre sua vida e obra, com ainda um minuto de silêncio e uma salva de palmas como recordações em sua memória.


Por Assessoria de Imprensa do HR

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem