CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Reabilitação equestre inicia atendimento no 18º Batalhão

Serviço é prestado à comunidade com o envolvimento da Polícia Militar e quatro cursos de graduação da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Reabilitação equestre inicia atendimento no 18º Batalhão
Primeiro atendimento no batalhão a praticante de equoterapia

Polícia Militar e Unoeste iniciam parceria para desenvolver o Programa Multidisciplinar na Reabilitação Equestre, que oferece equoterapia a pessoas com deficiências física, intelectual ou necessidades especiais. Na manhã desta terça-feira (20) ocorreu a primeira sessão de atendimento no picadeiro de cavalaria do Grupamento de Policiamento Montado, na sede do 18º Batalhão em Presidente Prudente. Durante este semestre, haverá sessões todas as terças-feiras, das 7h30 às 11h10, para 18 praticantes que estão em busca de melhoria na qualidade de vida.

Além dos policiais, o atendimento envolve professores e estudantes dos cursos de Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia e Zootecnia. O programa cadastrado na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) tem a coordenação da professora Maria Tereza Arteiro Prado Dantas. “Na fisioterapia trabalhamos as questões psicomotoras em treinos de equilíbrio, coordenação e força, dentre outros procedimentos para melhorar o desenvolvimento físico e promover o bem-estar. As atividades são de acordo com as necessidades de cada praticante”, disse a coordenadora.

A psicologia acompanha os praticantes e também atende os pais. O atendimento ocorre em uma sala do batalhão, mas se precisar, ocorre o encaminhamento para a clínica no campus II da universidade. “Aqui fazemos o acolhimento, escuta e orientação”, contou a professora Rosana Vera de Oliveira Schicotti. A fonoaudiologia trabalha com o estímulo à comunicação, com estimulação da fala, da memória e dos processos cognitivos; conforme a professora Sandra Silva Lustosa.  A zootecnia atua no cuidado com os animais, conta a coordenadora do curso Ana Cláudia Ambiel Corral.

Nestor Aparecido Vila tem uma filha com ataxia de Friedreich; uma doença neurodegenerativa. Há mais de 4 anos utiliza a equoterapia para proporcionar qualidade de vida à menina de 13 anos e que está no 9º ano do ensino fundamental, com ótimo rendimento no aprendizado. “Ela melhorou bem, do início do tratamento até aqui. Ganhou mais equilíbrio. Antes, caia muito. Descobrimos a doença aos cinco anos de idade, foi quando começou a sofrer com seguidas quedas”, disse o pai.

A oferta de serviço comunitário em terapia com uso de equinos pela Unoeste ocorre desde 2005, inicialmente junto ao Rancho Quarto de Milha. Com a construção do Centro de Reabilitação Equestre, desde 2008 o atendimento era feito até o ano passado no campus II. Agora, foi transferido para o batalhão, onde três animais estão destinados à prática da hipoterapia e são parte de uma tropa de 11 vinda do Regimento de Polícia Montada "9 de Julho" (RPMon), conforme o comandante do grupamento em Prudente,  capitão Ives Minosso de Almeida Ramos.

O grupamento é vinculado à Força Tática que, por sua vez, faz parte do 18º Batalhão que tem como área de circunscrição 28 municípios e está subordinado ao Comando de Policiamento de Área (CPI-8) com abrangência em 67 municípios. Ramos ofereceu aos universitários várias informações, no sentido de familiarizar a todos com a corporação. O estudante do 9º termo de Fisioterapia, André Araújo, contou que está envolvido no programa multidisciplinar desde o ano passado e que isso tem proporcionado um diferencial em sua formação acadêmica e pessoal, pelo atendimento prestado e pelo relacionamento com estudantes e professores de seu e de outros cursos.

Ocorreu uma cerimônia de inauguração do programa, no qual o comandante do CPI-8, coronel Adilson Luís Franco Nassaro, e o comandante do 18º Batalhão, coronel Carlos Vitor Negri da Silva, agradeceram a parceria da Unoeste, citando também o serviço prestado pelo curso de Publicidade, voltado para contribuir com a ampliação da Rede de Proteção ao Cidadão. Os coronéis e a professora Maria Tereza foram homenageados pelo Grupamento de Policiamento Montado.

O diretor do curso de Fisioterapia, Carlos Eduardo Assumpção de Freitas, falou em nome da universidade e retribuiu o agradecimento à Polícia Militar, em nome da Reitora Ana Cristina de Oliveira Lima, do pró-reitor Acadêmico Dr. José Eduardo Creste e do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem