CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

União de entidades fortalece estudos de tecnologia em saúde

Unoeste lidera o Núcleo de Avaliação Tecnológica em Saúde, com 38 pesquisadores de diferentes instituições


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares União de entidades fortalece estudos de tecnologia em saúde
Doutores Luiz Euribel Carneiro, Édima Mattos, Lorens Felício Daniel e Ana Clara Campagnolo Gonçalves Toledo recebem obras

A prática baseada em evidências e a Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) têm sido preconizadas em vários lugares do mundo. No Brasil, esses temas também estão em destaque e ganharam força com a união de instituições públicas e privadas. O objetivo da ATS é verificar segurança, eficácia e economia de uma determinada tecnologia em comparação às demais alternativas, e isso inclui procedimentos e modelos de organização de serviços em saúde. Em Presidente Prudente, a Unoeste lidera um grupo multiprofissional e interinstitucional de 38 pesquisadores com o objetivo de ampliar estudos voltados aos assuntos.
 
Em funcionamento desde 2014 no município, o Núcleo de Avaliação Tecnológica em Saúde (Nats) é coordenado pelo curso de Medicina da Unoeste, mas conta com professores de outras graduações da área da saúde, bem como do mestrado em Ciências da Saúde, além de profissionais pesquisadores de outras instituições públicas, como a Unesp, as secretarias municipais de Saúde e Educação, Diretoria Regional de Saúde (DRS-11) e o Hospital Regional (HR). Conforme a coordenadora do núcleo, Dra. Édima de Souza Mattos, os pesquisadores atuam em nove linhas de pesquisa: Saúde da Mulher; Oncologia/Hematologia; Avaliação de Tecnologias Assistivas; Saúde Bucal; Políticas Públicas e Gestão em Saúde; Educação Médica; Saúde Mental; Transtorno de Aprendizagem na Educação Básica; e Impactos do exercício Físico no Uso dos Serviços de Saúde. Atualmente são dez estudos em andamento.
 
“O primeiro momento do Nats foi de cadastramento do grupo nas instâncias de Secretária de Saúde do Estado e Ministério da Saúde, além das várias capacitações para melhor preparar seus membros para o desenvolvimento de pesquisas em avaliação de tecnologias em saúde. Também temos duas videoconferências mensais com as Redes Paulista e Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats)”, comenta a Dra. Édima.
Foto: Mariana Tavares Instituto de Saúde enviou 50 exemplares de livro, servindo de base para os pesquisadores do Nats
Instituto de Saúde enviou 50 exemplares de livro, servindo de base para os pesquisadores do Nats

Recentemente, o Nats recebeu, do Instituto de Saúde, 50 exemplares do livro “Avaliação de Tecnologias de Saúde & Políticas Informadas por Evidências”, os quais serão distribuídos aos pesquisadores, o restante será destinado ao mestrado em Ciências da Saúde da Unoeste e outra parte para a biblioteca do Hospital Regional. “Essa obra nos auxilia na grande proposta que é a saúde baseada em evidências. São capítulos que orientam sobre como produzir um artigo científico, como desenvolver uma avaliação tecnológica de medicamentos e equipamentos, enfim, então cada capítulo traz as informações e a metodologia necessária”, afirma o Dr. Luiz Euribel Prestes Carneiro, membro do núcleo e docente da universidade.
 
O professor esclarece que existe o Rebrats e que os Nats são órgãos locais, e a universidade faz parte dessa rede, assim como várias outras entidades de Presidente Prudente. “Para fazer avaliação tecnológica em saúde é preciso seguir uma metodologia, então quando se tem um manual, um método, uma proposta ou uma orientação por escrito, facilita muito o nosso trabalho”, finaliza.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem