CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Brigadistas da Unoeste passam por treinamento

Universidade conta com cerca de 500 brigadistas, com representantes em todos os setores e blocos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Brigadistas da Unoeste passam por treinamento
Treinamento de combate a princípios de incêndio no campus II

Diariamente, cerca de 20 mil pessoas circulam nos dois campi da Unoeste. Oferecer segurança a todos que frequentam a maior universidade do oeste paulista, entre alunos, funcionários e visitantes, é uma das prioridades. Por isso, a Unoeste conta com aproximadamente 500 pessoas treinadas para atuar em situações de emergência, elas integram a equipe de brigadistas, e todos os setores têm pelo menos um representante, além dos vigilantes. Nesta semana, os funcionários do campus II passam por mais um treinamento de primeiros socorros e combate a princípios de incêndios. A mesma capacitação já foi realizada no campus I.
 
“O treinamento de brigada de incêndio é uma obrigação legal do corpo de bombeiros para locais de grande circulação de pessoas, realizado duas vezes ao ano. E mensalmente são realizadas reuniões para que os brigadistas mantenham-se preparados”, explica Paulo Henrique Teixeira, engenheiro de segurança do trabalho e coordenador do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Seesmt), setor responsável pelas atividades. 
 
Segundo ele, no treinamento sobre primeiros socorros, os brigadistas aprendem como proceder quando se depararem com casos de parada cardíaca, desmaio, convulsão, queda; já na capacitação de combate aos princípios de incêndio, eles treinam como manusear os equipamentos que a universidade possui, como os extintores, hidrantes e rotas de fugas, além de aprenderem a evacuar o prédio quando necessário, reconhecendo cada toque do alarme da sirene. 
 
“Como funcionários, temos o dever de zelar pelo patrimônio da empresa e principalmente zelar pelas vidas que aqui estão. Então, ações como essa visam a prevenção, para que esses brigadistas sintam-se preparados, caso ocorra qualquer acidente nos campi. São pessoas treinadas para auxiliar, que conhecem as medidas de segurança. Eles dão os primeiros suportes aos bombeiros civis, como nos casos de princípios de incêndio”, ressalta Teixeira.
 
Segurança – O coordenador do Seesmt ressalta que todos os prédios da universidade possuem sistema de prevenção de incêndio, com hidrantes, extintores, alarme de incêndio e brigadistas treinados. “A universidade também conta com bombeiro civil nos dois campi, em todos os períodos”. Outro diferencial da Unoeste, segundo o engenheiro de segurança do trabalho é o ramal 5000, que direciona para o Serviço de Primeiros Socorros, composto por equipes nos dois campi, com atendimentos em todos os períodos de atividades acadêmicas. 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem