CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estatística motiva debate sobre inclusão no ensino superior

Uma das novidades do Enepe 2018 será a realização do 1º Workshop Inclusivo, inserido na programação do Enaens


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Estatística motiva debate sobre inclusão no ensino superior
Preparação da programação do Enepe 2018

No último levantamento anunciado pelo Ministério da Educação, sobre o aumento da inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência no ensino superior brasileiro, os números mostram que houve aumento de 559% em 14 anos. Em 2003, eram 5.708 alunos nessas condições. Em 2016, foram constatados 33.475. Estatística que motiva a ampliação do debate sobre o tema na Unoeste, com a realização do 1º Workshop Inclusivo durante o Enepe 2018, o 23º Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, a ser realizado de 22 a 25 de outubro.

Novidade que está inserida no 15º Encontro Anual de Ensino (Enaens), um dos três grandes eventos que compõe o Enepe e que terá sua programação desenvolvida no dia 23. A ideia do workshop surgiu no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Unoeste e estão previstas três oficinas: de libras; de utilização do instrumento chinês para calculo chamado Soroban e de materiais digitais para pessoas cegas; e de desenho universal para aprendizagem, um conceito que trabalha a criação de objetivos educacionais, métodos, materiais e avaliações que atendam alunos com algum tipo de deficiência.

“Sendo o Enepe um evento de abrangência nacional, será possível compartilhar informações e novos conceitos na área da inclusão”, estima a Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos que faz parte do NAI e conta que a proposta surgiu em conversa com a coordenadora do núcleo Regina Rita Liberati Silingovschi, envolvendo ainda Valéria Isaura de Souza e Lucimara Carvalho de Andrade Sanches. Diz que a atenção da Unoeste para essa questão vai além de receber o aluno, pois vê como fator mais importante possibilitar reais condições de aprendizagem, proporcionando condições de superação dos limites.

O anúncio do novo workshop foi feito durante a reunião mensal de preparação do Enepe, realizada na manhã desta terça-feira (3) e conduzida pelo coordenador executivo do megaevento Dr. Jair Rodrigues Garcia Júnior. Vários assuntos foram debatidos sobre a programação cuja elaboração está em andamento e a identidade visual do Enepe 2018, elaborada pela Agência Facopp, foi apresentada pelos professores Renato Pandur Maria e Haroldo Oliveira Felipe ´Tato´.

Com tema “Cultura maker: imaginar, conectar e inovar”, o Enepe 2018 deverá começar a receber as inscrições ainda este mês, através da homepage da Unoeste, tanto para apresentações de trabalhos quanto para os participantes sem apresentação de trabalhos. Estão sendo contatados profissionais de renome no Brasil e no exterior para as conferências, palestras e outras atividades do Enaens, 23º Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica (Enapi) e 16º Encontro Anual de Extensão (Enaext).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem