CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Projeto tecnológico contempla ação de cuidados com a saúde

Iniciativa da Fipp/Unoeste envolve outros cursos para atendimento às crianças e adolescentes no Lar Santa Filomena


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Projeto tecnológico contempla ação de cuidados com a saúde
Encenação com vassoura sobre escovação correta

O projeto “Tecnologia e Ação Cidadã: sinergia para a inclusão social” é desenvolvido pela terceira vez no Lar Santa Filomena e desta vez contempla ação de cuidados com a saúde. A iniciativa da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp) da Unoeste tem alguns cursos parceiros e na tarde de quarta-feira (11) estudantes e professores dos cursos de Medicina e de Odontologia instruíram crianças e adolescentes, atendidos pela organização não governamental, sobre higiene bucal e prevenção à dengue, zika vírus, febre amarela e chikungunya.
 
Nas duas ações anteriores, em março e outubro do ano passado, houve a oferta de produção de personagens de jogos digitais, exibição de filme voltado à educação ambiental e pintura em papel, proporcionada pelo curso de Artes Visuais da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp), incluindo higiene bucal no segundo semestre. Conforme a responsável pelo projeto, a professora Dra. Edima de Souza Mattos, têm sido bons os resultados, considerando os interesses dos atendidos e a constatação da contribuição em elevar a autoestima dos mesmos.
 
O lar abriga crianças e adolescentes, na faixa etária de 6 a 14 anos e 11 meses, de forma provisória e excepcional de ambos os sexos, em situação de risco social e pessoal, sem comprometimento com substâncias entorpecentes, prostituição e delitos. Também acolhe meninos e meninas incluídos em medidas de proteção previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, por meio de projetos socioassistenciais. “Nosso interesse é promover a autoestima e a inclusão”, disse Edima ao acompanhar a ação que teve ainda a distribuição de escovas de dente e brindes com a marca Unoeste: estojo escolar, lápis e giz de cera.
Foto: João Paulo Barbosa Bate-papo sobre prevenção à dengue e outras doenças
Bate-papo sobre prevenção à dengue e outras doenças

A professora da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp) Luciana Vasconcelos conduziu alunos do 3º termo na atividade de educação em saúde, iniciada com encenação teatral e encerrada com roda de conversa sobre a prevenção às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Para a estudante Lorena Commar foi mais uma oportunidade de exercitar a humanização em saúde, o que já tem feito na Estratégia de Saúde da Família (ESF) em Álvares Machado pelo Programa de Aproximação Progressiva à Prática (Papp).
 
Pela Faculdade de Odontologia de Presidente Prudente (Fopp), a professora Karine Takahashi acompanhou os alunos do 3º termo e da disciplina de cardiologia em orientações de saúde bucal e prevenção à cárie, higienização e escovação supervisionada. A estudante Amanda Brito disse ter sido uma experiência muito boa, que também teve o caráter de acolhimento. Aluna regular do mestrado em Odontologia, a cirurgiã dentista Yara Loyanne Levi comentou ser muito importante à educação sobre higiene bucal na infância, exatamente por contribuir com a prevenção de cáries.
 
A equipe da Unoeste foi recepcionada pela assistente social do lar, Heloisa Moreti Gomes, na sede da entidade beneficente que fica no jardim Itapura I, na zona leste da cidade. Instituição que existe desde 1960, sendo que inicialmente atendia crianças e adolescentes do sexo feminino, de zero a 18 anos. Atualmente desenvolve atendimento em caráter de proteção especial e básica, por meio de serviços de acolhimento institucional, convivência e fortalecimento de ví­nculos, seguindo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem